Desde o anúncio oficial do acerto entre as partes, no último dia 16 de junho, o técnico Felipão comandou o Atlético em cinco jogos da Série A do Campeonato Brasileiro e um da Copa Libertadores. Na principal competição nacional, até o momento, Scolari tem aproveitamento inferior aos de times do Z4.
O Atlético somou três empates e duas derrotas no Brasileirão desde a chegada do experiente treinador gaúcho. Foram três pontos conquistados, de 15 possíveis, e um aproveitamento de 20% nesse período.
Jogos do Atlético sob direção de Felipão
- 21/6 – Fluminense 1 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 24/6 – Fortaleza 2 x 1 Atlético – Campeonato Brasileiro
- 27/6 – Libertad-PAR 1 x 1 Atlético – Copa Libertadores
- 2/7 – Atlético 2 x 2 América – Campeonato Brasileiro
- 8/7 – Atlético 0 x 1 Corinthians – Campeonato Brasileiro
- 17/7 – Goiás 0 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro
O primeiro clube na zona de rebaixamento da atual edição da Série A é o Goiás (17° colocado), que somou 12 pontos de 45 possíveis até aqui. Os números se traduzem em um rendimento de 26,6%.
Considerando apenas o recorte de tempo com Felipão no comando, o Galo também tem aproveitamento inferior aos outros três clubes que integram o Z4: Coritiba (18°, com 24,4%), Vasco (19°, com 21,4%) e o rival América (lanterna, com 21,4%).
“É uma equipe que precisa de muito trabalho, que se dedica, que está numa situação diferente da que vinha acontecendo, mas que com trabalho, com a boa vontade dos jogadores, com dedicação, vai superar um momento ruim como o nosso, que é um momento coletivo. Não estamos individualizando, mas sim o nosso grupo todo está mal”, avaliou Felipão após o empate com o Goiás, na última segunda-feira (17/7).
“São fases de clubes de futebol e atletas, que vão sendo superadas aos poucos com o trabalho”, disse em outra resposta durante entrevista.
A próxima oportunidade para que Felipão comece a reverter a fase negativa acontecerá no próximo sábado (22/7), a partir das 21h. Na ocasião, o Atlético medirá forças com o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 16ª rodada do Brasileirão.