Atlético

SAF do Atlético: veja propostas apresentadas em manifesto de torcedores

Manifesto da Massa cobra adiamento da votação para aprovação da SAF do Galo e critica potenciais 'compradores'

Compartilhe
google-news-logo

Um grupo de torcedores do Atlético apresentou um manifesto contrário à votação da Sociedade Anônima do Futebol do clube. A aprovação – ou não – da SAF será decidida pelo Conselho Deliberativo nesta quinta-feira (20/7).

No documento intitulado Manifesto da Massa, os torcedores pedem o adiamento da votação da SAF e cobram transparência no processo. O grupo também sugere o afastamento provisório dos investidores Rafael Menin, Rubens Menin, Renato Salvador e Ricardo Guimarães até a conclusão do trâmite.

Os empresários conhecidos como 4R’s são os responsáveis pela proposta de compra de 75% das ações da SAF. O valor ofertado é de R$ 913 milhões. No entendimento do movimento de torcedores, a negociação com os investidores gera um conflito de interesse.

“Diversas são as manifestações de dúvidas e insatisfações de torcedores com a venda do clube por um preço abaixo do que sempre foi amplamente divulgado pelo seus gestores e, agora, potenciais “compradores”, além incluírem no negócio a transferência da Arena do Galo, ainda não inaugurada em jogos oficiais, e do CT, justamente os dois bens imóveis mais valiosos da instituição”, criticou o grupo.

“Uma história de 115 anos pode ser decidida, sem transparência, discussão e participação da torcida, em apenas 10 dias! Para quê a pressa? A quem interessa essa pressa? Torcedor, estamos juntos! Só nós podemos impedir que o Galo seja prejudicado!”, diz outro trecho do Manifesto da Massa, assinado por 21 pessoas e duas torcidas organizadas – Galo Antifa e Torcida Uniformizada GDR.

Veja os principais pontos do Manifesto do Galo

Suspensão do processo

O processo da SAF do Galo deve ser suspenso, imediatamente, por no mínimo 60 dias. Diante da falta de transparência e esclarecimentos das dúvidas, bem como da necessidade de melhor discussão para maturação do assunto, além do conflito de interesses existente, fato que afronta expressamente o Estatuto Social do Clube e macula completamente o processo, torna-se necessária e prudente a suspensão.

Comissão independente da SAF

Se faz necessário estabelecer, imediatamente, uma Comissão Independente, formada por representantes de todas as partes interessadas do Atlético (Conselheiros, Associados, Torcedores, Jornalistas, Especialistas) para conduzir o processo e defender plenamente os interesses exclusivos do Clube Atlético Mineiro.

Afastamento provisório dos investidores

Considerando o Estatuto do Clube Social, todos os investidores interessados na compra da SAF do Galo devem se afastar imediatamente de suas funções, seja na gestão do Clube ou no Conselho Deliberativo, sob risco e pena de ilegalidade e anulação de todo o processo da SAF.

Transparência

Apresentar à Comissão , todas as propostas e sondagens de investidores que foram recebidas e avaliadas pela Gestão do Clube, bem como todos os Relatórios de Valuations e demais documentos a respeito de todos os ativos e dívidas do Clube.

Auditoria

Realizar auditoria nas contas do Clube, principalmente nas dívidas contraídas com bancos e agentes de futebol e apresentar os resultados detalhados para aprovação do Conselho Deliberativo.

Credibilidade

Como confiar no discurso de quem está à frente do processo, se colocando como vendedor e comprador, após tantas promessas que não se concretizaram nos últimos 2 anos?

Conflito de interesses

“O ideal é ter um investidor externo. Nós estamos na ponta da venda e ficaria meio estranho ficar na ponta do comprador. Entendo que se for do interesse do conselho, da torcida e do investidor nós podemos compor com o investidor a SAF do Galo. Pelo bem do Atlético e apenas para compor.” (Ricardo Guimarães). Quando a participação dos 4Rs do lado do vendedor e do comprador deixou de ser “estranha”? Qual a participação do BTG, atual credor do clube, no processo de venda da SAF?

Movimento pró-SAF

O professor, economista e matemático Diógenes Nunes lidera o movimento favorável à aprovação da SAF. Em carta divulgada nas redes sociais, ele destacou os pontos positivos ao clube.

“Uma das principais vantagens da SAF é a capacidade de diluir o risco financeiro do clube. Ao compartilhar os investimentos e as responsabilidades com acionistas, o Atlético pode reduzir a pressão sobre suas finanças e garantir um ambiente mais estável e sustentável. Além disso, a introdução de gestão profissional e especializada, exigida por uma SAF, ajudará a melhorar a eficiência operacional do clube, promovendo uma administração mais transparente e profissionalizada”.

Compartilhe
google-news-logo