CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético vacila na bola aérea, perde para o Grêmio e amplia jejum na Série A

Galo joga melhor após levar gol no início, mas não consegue balançar as redes e chega a sete jogos sem vitória no Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético jogou melhor, mas vacilou na bola aérea e perdeu para o Grêmio por 1 a 0 neste sábado (22/7), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os mandantes saíram na frente logo aos 8’ na Arena do Grêmio, e o Galo não conseguiu buscar o empate.


Os primeiros 15 minutos foram do Tricolor Gaúcho. Depois disso, o Atlético assumiu o protagonismo da partida e, principalmente no final do primeiro tempo, pressionou o adversário. O alvinegro chegou a marcar, mas teve o gol anulado por impedimento. 

Com a derrota, o time mineiro chega a sete jogos sem vitória na Série A e cai para a 13ª posição, com 21 pontos – quatro de distância do G6 e nove acima do Z4. Já os gaúchos assumem a vice-liderança do campeonato, com 29 pontos.

A próxima partida do Galo no Brasileiro será contra o Flamengo, no próximo sábado, às 21h, no Independência. 

O rubro-negro também será o próximo adversário do Grêmio, mas pela ida da semifinal da Copa do Brasil. Os times se enfrentarão na quarta-feira, às 21h30, na Arena do Grêmio. Pela Série A, o Tricolor Gaúcho visita o Goiás na segunda-feira, às 20h, no Estádio da Serrinha, em Goiânia-GO.  

Grêmio x Atlético: o jogo

As equipes ainda se estudavam quando o Grêmio abriu o placar, aos 10’’. Ronald, que realizou a estreia no profissional, aproveitou o escanteio bem cobrado por Cristaldo e marcou de cabeça: 1 a 0.

Na sequência, o time gaúcho quase ampliou. O Atlético, por sua vez, errava muitos passes e era inferior na partida.

A partir dos 20’, o Galo começou a se recuperar do ‘baque. Apesar de não sofrer defensivamente, apresentava pouca organização no ataque, além da falta de criatividade dos jogadores.

Já os minutos finais do primeiro tempo foram de total domínio do Atlético. Felipão mudou o posicionamento das peças ofensivas, e o time conseguiu a primeira finalização certa aos 38’. Na sequência, Battaglia e Pavón ainda tiveram chances, mas pararam no goleiro Grando. 

Na volta do intervalo o jogo ficou equilibrado, com o time mineiro ligeiramente melhor. A principal dificuldade era no passe final: o Galo chegava ao campo de ataque, mas errava muito nos lances decisivos.

A partir disso, o Grêmio recuou as linhas e chegava apenas em contra-ataques. Já o Atlético contou com diversas mudanças para tentar buscar o empate. Em uma jogada de reservas, Alisson cruzou para Alan Kardec marcar de cabeça, mas o VAR apontou impedimento milimétrico do atacante aos 38’. 

O tricolor abaixou as linhas de marcação, enquanto o Galo tentava o empate principalmente em cruzamentos, mas sem sucesso. Fim de jogo com vitória dos gaúchos.

Grêmio 1 x 0 Atlético


Grêmio
Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Reinaldo, Ronald (Mila, aos 22’ do 2ºT), Carballo e João Pedro; Franco Cristaldo (Iturbe, aos 39’ do 2ºT), Bitello (Ferreira, aos 22’ do 2ºT) e André Henrique (Freddy Noguera, aos 16’ do 2ºT)
Técnico: Renato Gaúcho

Atlético
Everson; Mariano (Saravia, aos 21’ do 2ºT), Igor Rabello, Mauricio Lemos e Rubens (Pedrinho, aos 43’ do 2ºT); Battaglia, Otávio e Igor Gomes (Alan Kardec, aos 31’ do 2ºT); Pavón (Alisson, aos 21’ do 2ºT), Paulinho e Hulk
Técnico: Felipão

Gol: Ronald, aos 10’ do 1ºT
Cartões amarelos: Bruno Uvini, Reinaldo, Gandra; Rubens, Saravia, Alisson

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 22/7/2023 (sábado)
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)

Compartilhe