Os torcedores do Cruzeiro estão ansiosos pela volta ao Mineirão, que ocorrerá na quarta-feira (10/5), às 21h30, diante do Fluminense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A presença do time celeste no maior palco esportivo de Minas Gerais se dará em razão de uma reaproximação entre a Minas Arena e a Sociedade Anônima do Futebol de Ronaldo Fenômeno. O governo estadual intermediou as negociações por meio da Senifra – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.
No período em que o Cruzeiro esteve no Independência, a Minas Arena agendou shows na esplanada e no gramado do Mineirão. Uma dessas apresentações interferirá diretamente em compromissos do clube celeste na Copa do Brasil, contra o Grêmio (oitavas de final), e na Série A, em clássico com o Atlético (nona rodada).
O evento “Só Track Boa” está marcado para sábado, 3 de junho, mesma data de Cruzeiro x Atlético (18h30). É certo que a Raposa só enfrentará o maior rival no Gigante da Pampulha caso consiga uma mudança de data no calendário da Confederação Brasileira de Futebol. Se não for possível, precisará escolher outro estádio.
Por outro lado, a atração musical pouco interferirá em Cruzeiro x Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na semana de quarta-feira, 31 de maio. O único empecilho será o bloqueio de um dos setores do Mineirão com sete dias de antecedência para a montagem do palco. Ou seja, o estádio terá capacidade para cerca de 45 mil pessoas, número inferior aos atuais 60 mil lugares.
Leia a nota da Minas Arena:
Após decisão do Cruzeiro, em janeiro deste ano, de não mandar seus jogos no Mineirão em 2023, a Minas Arena confirmou as datas reservadas pelos produtores culturais que movimentam a agenda e o turismo de Belo Horizonte.
O evento “Só Track Boa”, no dia 3 de junho, já estava confirmado na reunião do Comitê de Esporte Cultura e Lazer, que contou com a presença dos clubes, Federação Mineira de Futebol e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
Para que o clássico aconteça no Mineirão será necessário pleitear uma mudança de data junto a CBF. Cruzeiro fará esforços para realizar mudanças na tabela que possibilitem que o clássico aconteça no Gigante da Pampulha.
Com relação ao jogo contra o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, com data base em 31 de maio, o Mineirão informa que a partida pode acontecer com bloqueio de setor devido à montagem do mesmo evento.
Durante o ano de 2023, haverá intervenções para compatibilizar a agenda confirmada de eventos com o novo replanejamento dos jogos. A partir de 2024, o calendário será normalizado.
Cruzeiro e Minas Arena
O Cruzeiro rompeu com a Minas Arena em janeiro, mas se reaproximou novamente em maio com a ajuda do governo estadual. O clube havia se afastado da concessionária porque considerava as taxas do estádio abusivas. O novo acordo foi fechado na última sexta-feira (28/4). Gabriel Lima, CEO do clube, comemorou o entendimento.
“Esse novo acordo traz um claro avanço comercial nas tratativas, reconhece o valor do Cruzeiro, e representa a nossa volta ao Mineirão. Nada disso seria possível sem a mobilização do Governo do Estado, através da Seinfra, na instauração do Comitê de Esporte, Cultura e Lazer”.
Segundo a Minas Arena, um acordo vinculante com as premissas comerciais servirá como parâmetro para o contrato que será consolidado até julho. A validade vai até dezembro de 2025.
Cruzeiro em 2022
O Mineirão foi um importante aliado do Cruzeiro na Série B de 2022. O time venceu 13 dos 16 jogos no estádio, além de dois empates e uma derrota (85,4% de aproveitamento).
Campeão da segunda divisão com 78 pontos, a Raposa alcançou média de público de mais de 41 mil espectadores e uma renda bruta de R$ 29,5 milhões, considerando também os jogos no Independência, em BH, e no Mané Garrincha, em Brasília.
O compromisso mais recente do Cruzeiro no Mineirão foi a vitória por 3 a 2 sobre o CSA, em 6 de novembro de 2022, pela 38ª rodada da Série B. Geovane Jesus, Rômulo e Luvannor marcaram os gols celestes.
- Acesse também o Portal Uai e o Estado de Minas