Adversários em três partidas no Campeonato Mineiro, América-MG e Cruzeiro tomaram rumos contrários após o fim do torneio. Em situações opostas na Série A, as equipes voltam a se enfrentar neste domingo (14/5), às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte.
O Coelho eliminou a Raposa nas semifinais do Estadual e avançou à grande decisão contra o Atlético. Derrotado pelo Galo, o time alviverde não conseguiu crescer de produção nos meses seguintes e agora faz campanha ruim no Campeonato Brasileiro.
Já o Cruzeiro melhorou exponencialmente na temporada depois da saída do técnico Paulo Pezzolano. A eliminação no Mineiro resultou em um pedido de demissão do uruguaio, que era bastante aclamado pela torcida, mas iniciou 2023 com resultados bem ruins.
Para o seu lugar, a diretoria do clube celeste apostou na contratação de Pepa. O treinador português conseguiu ‘virar o jogo’ nas últimas semanas e transformou o Cruzeiro em uma equipe competitiva na Série A.
Situações de América-MG e Cruzeiro no Brasileirão
A Raposa está na quinta posição do Brasileirão, com nove pontos. O time venceu Grêmio (1 a 0), RB Bragantino (3 a 0) e Santos (2 a 1) e perdeu para Corinthians (2 a 1) e Fluminense (2 a 0) nas cinco primeiras rodadas.
O América-MG, por sua vez, é o 20º colocado, com apenas um ponto. Sob o comando de Vagner Mancini, o Coelho empatou com o Massa Bruta (2 a 2) e perdeu para Tricolor Carioca (3 a 0), São Paulo (3 a 0), Santos (3 a 2) e Cuiabá (2 a 1) nas partidas anteriores.
Na Copa do Brasil, os dois clubes mineiros vivem situações positivas. Cruzeiro e América-MG estão garantidos nas oitavas de final e enfrentam Internacional e Grêmio, respectivamente.
A equipe americana ainda divide suas atenções com a Copa Sul-Americana. O Coelho é o terceiro colocado do Grupo F, com quatro pontos – uma vitória, um empate e uma derrota em três compromissos pelo torneio.
Confrontos entre América-MG e Cruzeiro no Campeonato Mineiro
Na última edição do Campeonato Mineiro, o América-MG conseguiu se impor sobre o Cruzeiro e venceu todos os confrontos com o rival. Curiosamente, os jogos foram disputados em três estádios de três cidades diferentes.
Por opção financeira do Coelho, a primeira partida, válida pela fase inicial do Estadual, foi levada para o Mané Garrincha, em Brasília. No final, o time alviverde venceu por 1 a 0.
Nos dois duelos seguintes, dessa vez pelas semifinais do torneio, o América-MG emplacou vitórias na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (2 a 0), e no Horto, em BH (2 a 1).
O Cruzeiro ainda não venceu o Coelho nesta década. São sete derrotas consecutivas da Raposa contra o rival nesse período. Todos esses encontros ocorreram no Campeonato Mineiro.
“Vamos para um clássico na sexta rodada. Sei que o Cruzeiro é uma equipe nova, em ótimo momento, mas o América-MG já enfrentou o Cruzeiro e foi bem nos jogos. Mas, isso tudo já passou. Temos que pensar nesse novo Cruzeiro e numa forma de resgatar o emocional dos atletas do América-MG, que senti abalado no jogo (contra o Bragantino)”, projetou Vagner Mancini.
Pepa, técnico do Cruzeiro, não fez previsões para o clássico. Após a derrota celeste para o Fluminense, no Mineirão, o português falou apenas sobre o desempenho do time e a situação do volante Richard.
Veja o resultado dos últimos dez jogos entre América-MG e Cruzeiro:
- Cruzeiro 1 x 1 América-MG, no Mineirão – 9 de fevereiro de 2020 (Campeonato Mineiro)
- Cruzeiro 1 x 2 América-MG, no Mineirão – 29 de agosto de 2020 (Série B)
- América-MG 1 x 2 Cruzeiro, no Independência – 2 de dezembro de 2020 (Série B)
- América-MG 1 x 0 Cruzeiro, no Independência – 21 de março de 2021 (Campeonato Mineiro)
- Cruzeiro 1 x 2 América-MG, no Mineirão – 2 de maio de 2021 (Campeonato Mineiro)
- América-MG 3 x 1 Cruzeiro, no Independência – 9 de maio de 2021 (Campeonato Mineiro)
- Cruzeiro 0 x 2 América-MG, no Mineirão – 2 de fevereiro de 2022 (Campeonato Mineiro)
- América-MG 1 x 0 Cruzeiro, no Mané Garrincha – 4 de fevereiro de 2023 (Campeonato Mineiro)
- Cruzeiro 0 x 2 América-MG, na Arena do Jacaré – 11 de março de 2023 (Campeonato Mineiro)
- América-MG 2 x 1 Cruzeiro, no Independência – 19 de março de 2023 (Campeonato Mineiro)