Empatados em pontos na tabela do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Cruzeiro duelam neste sábado (27/5), às 19h, no Maracanã, pela oitava rodada. Na partida no Rio de Janeiro, as equipes se reencontram depois de quase quatro anos do último encontro.
A última partida entre Flamengo e Cruzeiro ocorreu em 21 de setembro de 2019. Na ocasião, o rubro-negro levou a melhor no Mineirão, por 2 a 1, em confronto pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O primeiro gol da partida foi marcado por Gabriel Barbosa. Logo aos seis minutos do primeiro tempo, o atacante aproveitou passe de Gerson e completou de cabeça. O Cruzeiro empatou aos 37 da primeira etapa, com Thiago Neves, em cobrança de pênalti.
O uruguaio De Arrascaeta, ex-jogador do Cruzeiro, garantiu o triunfo flamenguista aos 21 minutos do segundo tempo.
O resultado manteve o Cruzeiro, então comandado pelo técnico Rogério Ceni, no Z4. Naquele ano, o clube celeste acabou rebaixado pela primeira vez na história. O retorno à elite nacional foi em 2023, após três temporadas na Série B.
Já o Flamengo, do português Jorge Jesus, seguiu firme até a conquista do título, com pontuação recorde: 90, com 28 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas em 38 rodadas. A equipe carioca também faturou o estadual e a Copa Libertadores em 2019.
Cruzeiro 1 X 2 Flamengo – Campeonato Brasileiro de 2019
Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Éderson (Dodô); Robinho, Thiago Neves (Ezequiel), David e Pedro Rocha (Pedro Rocha). Técnico: Rogério Ceni.
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão e Gerson; Vitinho (Pires da Motta), Arrascaeta (Rhodolfo), Gabriel e Bruno Henrique (Berrío). Técnico: Jorge Jesus.
Gols: Gabigol (6 minutos do 1º tempo); Thiago Neves (37 minutos do 1º tempo); e Arrascaeta (21 minutos do 2º tempo)
Cartões amarelos: Bruno Henrique e Rafinha (Flamengo) e Orejuela e Fred (Cruzeiro)
Público: 40.333 (público total) e 34.051 (público pagante)
Renda: R$ 1.059.046,00
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: sábado, 21 de setembro de 2019
Horário: 17h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Inês Back (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Assistentes do VAR: Thiago Duarte Peixoto e Fábio Rogério Baesteiro (SP)