CRUZEIRO

Última vitória do Cruzeiro sobre Flamengo teve gol de Arrascaeta e fim de jejum

No Maracanã, Raposa tenta encerrar tabu de cinco jogos sem vencer o rubro-negro; partida será neste sábado, pelo Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Em confronto direto pelo G4 do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o Flamengo neste sábado (27/5), às 18h, no Maracanã, pela oitava rodada. No Rio de Janeiro, a equipe celeste tenta encerrar o jejum de cinco partidas contra o rubro-negro. São cinco vitórias dos cariocas na série.

A última vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo ocorreu em mata-mata na Copa Libertadores de 2018. No jogo de ida das oitavas de final, em pleno Maracanã lotado, Arrascaeta, hoje ídolo da torcida flamenguista, e Thiago Neves marcaram os gols do triunfo estrelado.

Logo aos 9 minutos, o uruguaio teve muita frieza ao marcar o primeiro gol, rolando a bola para o fundo das redes após boa assistência de Robinho. Aos 33 minutos da segunda etapa, Thiago Neves desviou chute de Lucas Silva e, de pé esquerdo, deslocou o goleiro Diego Alves: 2 a 0.

Na ocasião, o time celeste, comandado pelo técnico Mano Menezes, quebrou um tabu de nove anos sem vencer o Flamengo no Maracanã. Foram 13 duelos, com cinco empates e oito derrotas diante do Urubu até o fim daquele jejum, iniciado em 2009.

Na partida de volta pelas oitavas de final da Libertadores, no Mineirão, o Flamengo venceu por 1 a 0, mas o Cruzeiro avançou de fase devido ao placar agregado: 2 a 1.

Início do jejum

A sequência de vitórias do Flamengo contra o Cruzeiro começou logo após o revés no jogo das oitavas da Libertadores. As equipes voltaram a se enfrentar apenas quatro dias depois, novamente no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e o Fla levou a melhor por 1 a 0.

Na sequência do jogo de volta pelo torneio sul-americano, que teve vitória flamenguista e classificação cruzeirense, outros três jogos pelo Brasileirão foram realizados. Veja os placares abaixo.

Reencontro

Em 2023, o Cruzeiro retornou à elite do futebol nacional depois de três temporadas na Série B. O jogo deste sábado também marca o reencontro das tradicionais equipes depois de quase quatro anos.

O último duelo foi em 2019, ano do sétimo título brasileiro do Flamengo e do primeiro rebaixamento da história do Cruzeiro. Na ocasião, o rubro-negro triunfou por 2 a 1, no Mineirão, com gols de Gabriel Barbosa e Arrascaeta. Thiago Neves anotou o dos mineiros.

Na Série A de 2023, o Cruzeiro ocupa a quinta posição da tabela, com 12 pontos. O Flamengo aparece um lugar abaixo, com a mesma pontuação. Ambos têm quatro vitórias e três derrotas em sete rodadas disputadas no Brasileiro. A Raposa leva vantagem no critério saldo de gols: 5 a 4.

Jejum do Cruzeiro contra o Flamengo

  • Cruzeiro 1 x 2 Flamengo – Campeonato Brasileiro de 2019
  • Flamengo 3 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileirão de 2019
  • Cruzeiro 0 x 2 Flamengo – Campeonato Brasileiro de 2018
  • Cruzeiro 0 x 1 Flamengo – oitavas de final da Libertadores 2018
  • Flamengo 1 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2018

Retrospecto geral do confronto

  • 79 jogos
  • 30 vitórias do Flamengo
  • 28 vitórias do Cruzeiro
  • 21 empates
  • 94 gols marcados pelo Flamengo
  • 83 gols marcados pelo Cruzeiro
Compartilhe