Pepa assumiu o cargo de técnico do Cruzeiro em março deste ano, após a eliminação celeste na semifinal do Campeonato Mineiro. Desde a sua contratação, a equipe entrou em campo 14 vezes. Nesse período, apenas seis jogadores foram utilizados pelo português em todas as partidas.
São eles: o goleiro Rafael Cabral, o zagueiro Luciano Castán, o lateral-direito William, o lateral-esquerdo Marlon, o volante Filipe Machado e o atacante Gilberto.
À frente do Cruzeiro há quase três meses, Pepa enfrenta diversos problemas para montar o seu time ideal. O elenco estrelado lida com ausências por lesões e ainda sofreu um baque com o afastamento do volante Richard, suspeito de envolvimento com quadrilhas de apostas esportivas.
Alguns titulares da Raposa também perderam partidas por conta do acúmulo de cartões ou de questões médicas, como problemas musculares e gastroenterite. É o caso do zagueiro Lucas Oliveira e do ponta-direita Bruno Rodrigues.
Agora, depois de algumas liberações, o Cruzeiro tem apenas três atletas no departamento médico: o lateral-direito Wesley Gasolina (cirurgia no joelho direito), o volante Ramiro (cirurgia no joelho direito) e o atacante Rafael Bilu (cirurgia no tendão de Aquiles).
Atletas que atuaram em todos os jogos de Pepa no Cruzeiro
- Rafael Cabral: 14 partidas como titular
- Luciano Castán: 14 partidas como titular
- Marlon: 14 partidas como titular
- William: 13 partidas como titular e uma como suplente
- Gilberto: 11 partidas como titular e três como suplente
- Filipe Machado: oito partidas como titular e seis como suplente