Adversários na décima rodada do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Bahia se enfrentam neste sábado (10/6), às 18h30, na Fonte Nova, em Salvador. Na história, ídolos da Raposa lideram a artilharia do confronto.
O maior goleador do duelo é Ronaldo Nazário. Hoje sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, o Fenômeno marcou seis gols em dois jogos contra o Bahia. Os tentos foram anotados logo no primeiro ano no profissional.
Ronaldo balançou a rede baiana pela primeira vez na vitória cruzeirense por 3 a 1, na Fonte Nova, em 12 de setembro, pela segunda rodada da Série A de 1993. No returno da competição, o ex-atacante só não fez chover no Mineirão.
Ainda conhecido como “Ronaldinho” à época, ele fez cinco gols no triunfo por 6 a 0, em Belo Horizonte, em 7 de novembro. Naquela tarde, pouco mais de 8 mil pagantes viram o jovem de 17 anos marcar um gol histórico.
No lance em questão, o ex-camisa 9 roubou a bola do goleiro Rodolfo Rodríguez, que, por descuido, largou-a no chão após uma defesa. Depois do jogo, Ronaldo pareceu não acreditar no que havia ocorrido: “Gravou aquele ali (referindo-se ao gol)!?”, disse à imprensa na saída de campo.
Alex já brilhou no confronto
O próximo artilheiro do duelo entre mineiros e baianos é Alex, com cinco gols. O ex-meio-campista anotou todos os tentos em uma só partida e foi um dos responsáveis por decretar o rebaixamento do Tricolor à Série B em 2003.
O “Talento” azul teve atuação mágica na goleada por 7 a 0 sobre o Bahia, na Fonte Nova. Dos cinco gols, quatro foram em cobranças de pênalti, sendo três ainda no primeiro tempo. No último, ele contou com o oportunismo para passar pelo goleiro adversário.
Campeão com duas rodadas de antecipação, o Cruzeiro atingiu duas façanhas inéditas no Brasileirão naquela época. A equipe alcançou os 100 pontos e teve o ataque mais produtivo, com 102 gols – Alex foi encarregado por 23 deles.
Marcelo Ramos também foi ‘carrasco’ do Bahia
Marcelo Ramos é o terceiro maior artilheiro do confronto, com quatro gols – um deles enquanto defendia o Bahia. O ex-centroavante também sustenta o posto de segundo jogador que mais conquistou troféus com a camisa do Cruzeiro.
Foram 14 taças em três passagens entre 1995 e 2003 – uma a menos que o recordista, Ricardinho. As mais marcantes foram as da Copa do Brasil de 1996, quando ele fez o gol do título sobre o Palmeiras, e da Copa Libertadores de 1997.
Marcelo soma 163 gols em 365 jogos, sendo o sexto maior artilheiro da história celeste. Coincidentemente, ele ocupa a mesma colocação no ranking dos maiores goleadores do Bahia, clube pelo qual foi revelado, com 128 tentos.
Outros artilheiros de Bahia x Cruzeiro
Na prateleira dos atletas com três gols no confronto entre Bahia e Cruzeiro aparecem outros cinco nomes, sendo três tricolores e dois cruzeirenses.
Do lado baiano estão o ex-volante Fahel, o meia-atacante Anderson Talisca e o ex-atacante Cláudio Adão. Os representantes celestes são o ex-meia Tostão e o ex-atacante colombiano Aristizábal.
Os maiores artilheiros de Bahia x Cruzeiro
- Ronaldo – 6 gols
- Alex – 5 gols
- Marcelo Ramos – 4 gols
- Tostão, Aristizábal, Fahel, Anderson Talisca e Cláudio Adão – 3 gols