CRUZEIRO

Cruzeiro e Bahia têm coincidências nos técnicos e no desempenho recente

Bahia e Cruzeiro fazem parte do não tão seleto grupo de clubes da Série A que têm técnicos portugueses. Neste sábado (10/6), os times tricolor e celeste se enfrentam a partir das 18h30, na Fonte Nova, em Salvador, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Além da Raposa e do Tricolor
Foto do autor
Compartilhe

Bahia e Cruzeiro fazem parte do não tão seleto grupo de clubes da Série A que têm técnicos portugueses. Neste sábado (10/6), os times tricolor e celeste se enfrentam a partir das 18h30, na Fonte Nova, em Salvador, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Além da Raposa e do Tricolor de Aço, que são comandados por Pepa e Renato Paiva, respectivamente, os treinadores lusos também aparecem à frente de outros quatro times: Cuiabá (António Oliveira), Palmeiras (Abel Ferreira), Botafogo (Luís Castro), RB Bragantino (Pedro Caixinha). 

As similaridades entre Bahia e Cruzeiro não ficam apenas na nacionalidade de seus técnicos, mas também no momento em que as equipes vivem na temporada. Os mineiros estão há cinco jogos sem vencer, enquanto os baianos enfrentam um jejum que já dura sete partidas.

Sequência negativa do Cruzeiro

Pepa foi contratado pela diretoria estrelada em março deste ano, após Paulo Pezzolano pedir demissão do cargo. Logo em seus primeiros compromissos, o português conseguiu emplacar bons resultados e quebrar estigmas negativos do Cruzeiro, como a dificuldade para vencer em casa.

A lua de mel, porém, não durou muito, e o time começou a enfrentar problemas e esbarrar nas mesmas dificuldades jogo após jogo. Os resultados negativos culminaram não apenas em uma queda de posição no Brasileirão, mas também na eliminação celeste na Copa do Brasil. Em 31 de maio, a Raposa perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, no Mineirão, e foi eliminada nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Veja os resultados das últimas cinco partidas do Cruzeiro:

  • Grêmio 1 x 1 Cruzeiro, na Arena do Grêmio – ida das oitavas da Copa do Brasil
  • Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá, na Arena do Jacaré – 7ª rodada do Brasileirão
  • Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, no Maracanã – 8ª rodada do Brasileirão
  • Cruzeiro 0 x 1 Grêmio, no Mineirão – volta das oitavas da Copa do Brasil
  • Cruzeiro 0 x 1 Atlético-MG, no Parque do Sabiá – 9ª rodada do Brasileirão

Números totais de Pepa no Cruzeiro: 6V, 2E e 6D (47,6% de aproveitamento).

Posição do Cruzeiro na tabela: 10º colocado da Série A, com 15 pontos.

Sequência negativa do Bahia

O Bahia igualou na última rodada do Brasileirão a sua maior sequência sem triunfos desde 2020. Apesar de ter superado o Santos e ter se classificado às quartas de final da Copa do Brasil nesse período, a equipe soteropolitana está a apenas um ponto de distância da zona de rebaixamento na Série A.

A temporada do Tricolor de Aço vem sendo irregular desde o começo do ano. Treinado por Renato Paiva desde o fim de dezembro, o Bahia foi campeão estadual em abril, mas foi eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste. O aproveitamento, no geral, ainda é positivo, mas a campanha ruim no Brasileiro e o jejum de sete jogos sem vencer ‘liga o alerta’ na equipe.

Veja os resultados das últimas sete partidas do Bahia:

  • Santos 3 x 0 Bahia, na Vila Belmiro | 5ª rodada do Brasileirão
  • Bahia 2 x 3 Flamengo, na Fonte Nova | 6ª rodada do Brasileirão
  • Santos 0 x 0 Bahia, na Vila Belmiro – ida das oitavas da Copa do Brasil
  • Bahia 1 x 1 Goiás, na Fonte Nova – 7ª rodada do Brasileirão
  • Internacional 2 x 0 Bahia, no Beira-Rio – 8ª rodada do Brasileirão
  • Bahia 1 (4) x (3) 1 Santos, na Fonte Nova – volta das oitavas da Copa do Brasil
  • Fortaleza 0 x 0 Bahia, no Castelão – 9ª rodada do Brasileirão

Números totais de Renato Paiva no Bahia: 17V, 8E e 11D (54,6% de aproveitamento).

Posição do Bahia na tabela: 15º colocado da Série A, com oito pontos.

Compartilhe