Próximo da abertura da janela de transferências, que movimentará o mercado da bola entre 3 de julho e 2 de agosto, a permanência de Edu no Cruzeiro é incerta. O centroavante, que tem contrato com a Raposa até o fim de 2024, foi sondado por clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
A reportagem do No Ataque apurou, nesta segunda-feira (12/6), que Vitória e Avaí foram os primeiros a entrarem em contato com o staff do jogador de 30 anos. Nas últimas semanas, os clubes consultaram a situação de Edu para um eventual negócio visando o restante da temporada.
Além deles, o experiente atacante também recebeu sondagens de clubes da Primeira Divisão. Entretanto, os nomes das equipes e os moldes de contrato não foram revelados.
Atacante ainda tem contrato com clube árabe
Edu foi emprestado pelo Cruzeiro ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, em janeiro deste ano. Para ceder o jogador até julho, a Raposa recebeu uma compensação financeira de R$ 500 mil.
O Dibba, porém, decidiu liberar o centroavante antes do fim do vínculo após a confirmação do rebaixamento do clube na liga nacional. Foram apenas seis jogos e dois gols marcados por ele.
Caso quisesse ficar com Edu em definitivo depois do período de empréstimo, o time árabe precisaria desembolsar R$ 3,5 milhões pelos direitos econômicos.
Até a abertura da janela de transferências do meio do ano, o Dibba ainda é responsável legal por pagar os vencimentos mensais de Edu.
Edu não está descartado no Cruzeiro
Edu ainda não teve seu futuro definido pelo Cruzeiro. Isso porque ele só voltará oficialmente ao time mineiro em julho. A tendência é que ele passe por uma avaliação da equipe técnica de Pepa antes de uma definição.
O aproveitamento dos centroavantes do Cruzeiro vem sendo muito questionado por parte da torcida celeste nos últimos jogos. Gilberto e Henrique Dourado não estão convencendo e deixam brecha para a contratação de uma nova peça para a função.
Edu foi o artilheiro do Cruzeiro em 2022, com 22 gols marcados em 48 partidas. Seus gols foram essenciais para conduzir a Raposa ao título da Série B – anotou 11 tentos no torneio nacional.
Ele também terminou o ano como o segundo maior artilheiro do Cruzeiro na última década. O atacante ficou atrás apenas de Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, ambos com 24 gols marcados em 2014.