O Cruzeiro segue aquecendo o mercado antes mesmo da abertura da janela de transferências, prevista para 3 de julho. Nesta quinta-feira (15/6), o clube celeste consultou o colombiano Helibelton Palacios, do Elche, da Espanha, para reforçar a defesa. Com isso, outro lateral-direito sondado virou ‘plano B’ da Raposa.
Na semana passada, a diretoria estrelada havia consultado a situação de Leonardo Godoy, que pertence ao Estudiantes, da Argentina. À reportagem de No Ataque, uma fonte ligada ao jogador afirmou que as conversas estão em estágio inicial e não evoluíram.
O Cruzeiro ainda não apresentou uma proposta oficial ao clube de La Plata para adquirir o atleta de 28 anos, que tem contrato até dezembro de 2024. O salário não seria um empecilho para viabilizar a chegada do lateral ao Cruzeiro.
Contudo, o que trava o negócio são os moldes da contratação. A Raposa precisaria dar uma compensação financeira ao Estudiantes para liberar o jogador antes do fim do vínculo.
Para contratar Godoy em 2021, os argentinos desembolsaram 1,5 milhão de euros (R$ 9,5 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos econômicos. Os mineiros, por sua vez, não pretendem investir pesado na janela do meio do ano.
Lateral do Elche é primeira opção
Segundo apuração conjunta do jornalista Samuel Venâncio, do portal Deus Me Dibre e do perfil cec_informs_, o Cruzeiro abriu conversas com Helibelton Palacios. O lateral de 30 anos teve maior destaque pelo Deportivo Cali, da Colômbia, e esteve por último no Elche.
O contrato do colombiano com o clube espanhol se encerra no fim de junho. Depois desse período, ele estará livre para acertar com qualquer equipe. Além do Cruzeiro, o experiente jogador interessa ao Boca Juniors, da Argentina.
A situação contratual de Palacios interessa ao Cruzeiro, que passa a ter o atleta como primeira opção para reforçar a posição. O clube celeste não precisaria gastar dinheiro para tirá-lo do Elche.
Helibelton está no time espanhol há três temporadas e disputou 65 jogos. Na atual, ele fez parte do elenco que não conseguiu evitar o rebaixamento do clube à Segunda Divisão espanhola – terminou a La Liga como lanterna.
Concorrência no Cruzeiro
Hoje, o Cruzeiro conta com três jogadores na lateral direita. William e Igor Formiga são constantemente utilizados pelo técnico Pepa, enquanto Wesley Gasolina segue fora se recuperando de cirurgia no joelho direito.