A Federação Internacional de Histórias e Estatísticas (IFFHS) atualizou o ranking mundial de clubes nessa terça-feira (13/6). Entre os 300 clubes da lista, há vários brasileiros. Contudo, uma ausência chamou atenção: a do Cruzeiro.
O time celeste já chegou a ser considerado o quarto melhor time do mundo pelo IFFHS – foi o clube brasileiro melhor colocado no ranking de 2010 e só ficou atrás de Barcelona, Estudiantes e Inter de Milão na lista geral. Em 2015, também foi eleito o melhor clube brasileiro pela instituição alemã e ficou em 14º lugar no ranking geral.
A última vez que o Cruzeiro apareceu no ranking da Federação foi em 2020, quando foi o 63º colocado na lista, referente ao ano de 2019.
A partir do ranking 2021 – referente ao ano de 2020, o primeiro da Raposa na Série B – o time celeste não apareceu mais na classificação do IFFHS.
O mais novo ranking considera o período entre 1/6/2022 e 31/5/2023. Em boa parte desse período, o Cruzeiro disputava a segunda divisão do Brasileiro, que tem peso menor para a Federação e dificultou a presença do time azul na lista.
O ranking
O líder do ranking é o Real Madrid. O gigante espanhol é seguido pelo Manchester City, da Inglaterra.
O título Uefa Champions League conquistado pelo clube de Pep Guardiola no último sábado (10/6) sobre a Inter de Milão ainda não foi considerado – a classificação só computou o resultado das equipes até o fim de maio.
Atual campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo é o clube brasileiro melhor colocado no ranking – ocupa o terceiro lugar, logo abaixo de Real e City.
O Palmeiras, atual campeão brasileiro, é o 11º melhor clube do mundo de acordo com a Federação.
O Atlético-MG também aparece em boa colocação na lista: está em 35º lugar, apenas duas posições abaixo do Liverpool, da Inglaterra.
São Paulo (23º), Athletico (28º), Internacional (32º) e Fluminense (49º) são os outros clubes brasileiros no top 50 da IFFHS.
Top 10 do ranking da IFFHS
- Real Madrid (Espanha)
- Manchester City (Inglaterra)
- Flamengo (Brasil)
- Benfica (Portugal)
- Inter de Milão (Itália)
- Al Ahly (Egito)
- Manchester United (Inglaterra)
- Porto (Portugal)
- Napoi (Itália)
- Bayern (Alemanha)