CRUZEIRO

Por que o Cruzeiro não aparece em ranking mundial de clubes?

Cruzeiro não aparece na lista de 300 melhores clubes do mundo; Atético-MG está no top 50 do ranking, elaborado pelo IFFHS
Foto do autor
Compartilhe

A Federação Internacional de Histórias e Estatísticas (IFFHS) atualizou o ranking mundial de clubes nessa terça-feira (13/6). Entre os 300 clubes da lista, há vários brasileiros. Contudo, uma ausência chamou atenção: a do Cruzeiro.

O time celeste já chegou a ser considerado o quarto melhor time do mundo pelo IFFHS – foi o clube brasileiro melhor colocado no ranking de 2010 e só ficou atrás de Barcelona, Estudiantes e Inter de Milão na lista geral. Em 2015, também foi eleito o melhor clube brasileiro pela instituição alemã e ficou em 14º lugar no ranking geral.

A última vez que o Cruzeiro apareceu no ranking da Federação foi em 2020, quando foi o 63º colocado na lista, referente ao ano de 2019.

A partir do ranking 2021 – referente ao ano de 2020, o primeiro da Raposa na Série B – o time celeste não apareceu mais na classificação do IFFHS.

O mais novo ranking considera o período entre 1/6/2022 e 31/5/2023. Em boa parte desse período, o Cruzeiro disputava a segunda divisão do Brasileiro, que tem peso menor para a Federação e dificultou a presença do time azul na lista.

O ranking

O líder do ranking é o Real Madrid. O gigante espanhol é seguido pelo Manchester City, da Inglaterra.

O título Uefa Champions League conquistado pelo clube de Pep Guardiola no último sábado (10/6) sobre a Inter de Milão ainda não foi considerado – a classificação só computou o resultado das equipes até o fim de maio.

Atual campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo é o clube brasileiro melhor colocado no ranking – ocupa o terceiro lugar, logo abaixo de Real e City.

O Palmeiras, atual campeão brasileiro, é o 11º melhor clube do mundo de acordo com a Federação.

O Atlético-MG também aparece em boa colocação na lista: está em 35º lugar, apenas duas posições abaixo do Liverpool, da Inglaterra.

São Paulo (23º), Athletico (28º), Internacional (32º) e Fluminense (49º) são os outros clubes brasileiros no top 50 da IFFHS.

Top 10 do ranking da IFFHS

  1. Real Madrid (Espanha)
  2. Manchester City (Inglaterra)
  3. Flamengo (Brasil)
  4. Benfica (Portugal)
  5. Inter de Milão (Itália)
  6. Al Ahly (Egito)
  7. Manchester United (Inglaterra)
  8. Porto (Portugal)
  9. Napoi (Itália)
  10. Bayern (Alemanha)
Compartilhe