Um dos pilares da defesa do Flamengo nos últimos anos, Rodrigo Caio pode estar perto de deixar o clube carioca. Segundo informações do jornalista Venê Casagrande, do SBT Rio, o Cruzeiro abriu negociações para contratar o zagueiro de 29 anos. Há possibilidade de a transferência ocorrer no meio da temporada.
Apesar de ter surgido com o status de promessa nas categorias de base do São Paulo, Rodrigo Caio teve o potencial de sua carreira limitado pelos graves problemas físicos que enfrentou. Na temporada passada, o atleta entrou em campo apenas 12 vezes. Já nos dois anos anteriores, disputou menos de 35 jogos.
Atualmente, Rodrigo Caio é visto como uma das últimas opções no elenco de Jorge Sampaoli no Flamengo. Ele divide o setor defensivo com outros quatro zagueiros: Fabrício Bruno, Léo Pereira, David Luiz e Pablo.
Rodrigo Caio tem nove jogos disputados em 2023: seis no Campeonato Carioca, dois na Copa Libertadores e um no Campeonato Brasileiro. O jogador tem média de apenas 64,7 minutos dentro de campo. Ele está em seu último ano de vínculo com o Rubro-Negro e pode assinar pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho.
Histórico de lesões de Rodrigo Caio
Os principais problemas físicos de Rodrigo Caio são as constantes lesões nos dois joelhos. A primeira cirurgia na articulação do lado direito – o mais debilitado de seu corpo – foi ainda aos 15 anos, quando o atleta jogava nas categorias de base do São Paulo.
Depois disso, vieram várias outras operações, inclusive no lado esquerdo. Rodrigo Caio também sofreu com problemas musculares desde a sua contratação pelo Flamengo, no início de 2019.
“O meu joelho é o mais conhecido do Brasil (risos). Às vezes eu estou ali, e eu mexo pouco no Instagram, mas toda hora que estou ali no ‘explorar’, passa e eu vejo o meu joelho (risos). ‘O que aconteceu com o seu joelho? O que que é isso? Ah, o Rodrigo Caio isso e aquilo'”, disse o zagueiro em entrevista ao canal do YouTube Barbaridade, em maio de 2022.
“Esse meu joelho (direito) é um pouquinho feio mesmo, é a realidade dele. Como eu tive uma cirurgia com 15 anos de idade, então eu tive que reconstruir toda a minha patela. Com o passar dos anos, ela vai criando um pouco de deformidade, ela vai mudando um pouco o formato. Muitos amigos meus, que jogaram comigo na base do São Paulo, quando eu tive a cirurgia, às vezes eles olham uma foto e falam ‘caramba, olha como está o seu joelho’. Com o passar dos anos ele vai criando esta deformidade e vai ficando cada vez mais feio (risos). Isso é uma coisa que, infelizmente, tenho que conviver”, complementou.
Número de jogos e participações em gols de Rodrigo Caio desde 2019:
- 2019: 60 jogos e cinco gols
- 2020: 32 jogos e nenhum gol
- 2021: 33 jogos, um gol e uma assistência
- 2022: 12 jogos e nenhum gol
- 2023: nove jogos e nenhum gol