O Cruzeiro pôs fim neste sábado (24/6) à amarga sequência de sete jogos consecutivos sem vitória. A equipe estrelada venceu o São Paulo por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo lateral-direito Rafinha, contra.
Com o resultado, a Raposa alcançou 17 pontos e subiu para a 10ª posição da tabela. Já o Tricolor Paulista caiu para a nona colocação, com 18. Os dois times ainda podem ser ultrapassados por outros adversários ao término da rodada, na segunda-feira.
O próximo compromisso do Cruzeiro será diante do Internacional, em 1º de julho, às 21h, no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo dia, o São Paulo enfrenta o Fluminense, às 16h, no Morumbi, em São Paulo. Os dois jogos serão pela 13ª rodada do Brasileirão.
Primeiro tempo equilibrado, mas vantajoso ao Cruzeiro
Amontoado sob problemas nos últimos jogos, o Cruzeiro teve bom início diante do São Paulo. Além de pressionar o adversário, principalmente com o ponta-direita Bruno Rodrigues, o time celeste foi beneficiado pela ‘sorte’. O lateral-direito Rafinha, do tricolor, errou ao tentar afastar a bola e marcou gol contra logo aos 3 minutos.
Com bem menos posse de bola que o adversário (32% x 68%), o Cruzeiro foi obrigado a explorar mais os contra-ataques no início do primeiro tempo. Acostumada a ter o controle das partidas, mesmo quando vai mal, a equipe mineira se viu em uma situação atípica diante do São Paulo.
O Cruzeiro poderia ter ampliado o placar em chegadas de Wesley, Gilberto e Bruno Rodrigues, mas desperdiçou as chances com chutes para fora ou defendidos pelo goleiro. A maior parte do domínio celeste se deu principalmente na primeira metade da etapa inicial.
Na segunda parte, o São Paulo começou a empurrar o Cruzeiro para trás e ‘encaixotar’ o jogo próximo à área mineira. Os paulistas fizeram pressão pelas laterais e com cruzamentos, mas não atingiram sucesso com o ‘chuveirinho’ para o centroavante Jonathan Calleri.
A melhor jogada do São Paulo foi uma sequência de dois lances que exigiu grandes defesas do goleiro Rafael Cabral. Aos 35′, o camisa 1 do Cruzeiro defendeu no reflexo uma cabeçada de Calleri e, logo depois, chute de Nestor no rebote.
Vitória na conta de Rafael Cabral
O segundo tempo de Cruzeiro x São Paulo ficou marcado por atuações mais burocráticas da equipes. O goleiro Rafael Cabral voltou a ser destaque da Raposa, que não levou perigo ao gol tricolor.
Atrás no placar, o São Paulo optou pela estratégia do ‘tudo ou nada’. Dorival Júnior acionou várias opções ofensivas que estavam no banco de reservas, mas não conseguiu furar a defesa do Cruzeiro. Cabral fez três grandes defesas no começo da etapa final, sendo duas em chegadas de Calleri e uma em finalização de Wellington Rato.
Outros destaques do Cruzeiro foram os meio-campistas. Jogando mais recuado, Filipe Machado foi peça decisiva para conter as chegadas verticais do São Paulo na frente do gol. Sem força para infiltrações, o Tricolor Paulista teve que tentar construir as jogadas pelas laterais do campo.
Fim do jejum de vitórias do Cruzeiro
O Cruzeiro não vencia desde a goleada por 4 a 0 sobre o América, em 14 de maio, na sexta partida da Série A. De lá para cá, a Raposa tropeçou diante de Grêmio (duas vezes), Cuiabá, Flamengo, Atlético-MG, Bahia e Fortaleza. Veja os resultados do jejum na lista abaixo.
- Grêmio 1 x 1 Cruzeiro, na Arena do Grêmio – ida das oitavas da Copa do Brasil
- Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá, na Arena do Jacaré – 7ª rodada do Brasileirão
- Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, no Maracanã – 8ª rodada do Brasileirão
- Cruzeiro 0 x 1 Grêmio, no Mineirão – volta das oitavas da Copa do Brasil
- Cruzeiro 0 x 1 Atlético-MG, no Parque do Sabiá – 9ª rodada do Brasileirão
- Bahia 2 x 2 Cruzeiro, na Fonte Nova – 10ª rodada do Brasileirão
- Cruzeiro 0 x 1 Fortaleza, no Mineirão – 11ª rodada do Brasileirão
CRUZEIRO 1 X 0 SÃO PAULO
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Reynaldo (Neris, aos 11′ do 2ºT), Lucas Oliveira e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Ian Luccas, aos 41′ do 2ºT) e Mateus Vital (Neto Moura, aos 36′ do 2ºT); Bruno Rodrigues, Wesley (Stênio, aos 36′ do 2ºT) e Gilberto (Henrique Dourado, aos 11′ do 2ºT). Técnico: Pepa.
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Marcos Paulo, aos 38′ do 2ºT); Pablo Maia, Mendez (David, aos 24′ do 2ºT), Nestor (Rodriguinho, aos 30′ do 2ºT) e Wellington Rato (Juan, aos 24′ do 2ºT); Alisson (Luciano, no intervalo) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
- Motivo: 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 24/6/2023
- Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
- Público: 17.478
- Renda: R$ 702.316,50
- Gol: Rafinha, contra (aos 3’ do 1ºT)
- Cartões amarelos: Henrique Dourado (Cruzeiro); David, Rodriguinho e Nestor (São Paulo)
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)