Para conseguir a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá que superar o Internacional incentivado pelo retrospecto favorável diante da Raposa em jogos no Beira-Rio. Ao todo, os times se enfrentaram 37 vezes no estádio em Porto Alegre. São 21 vitórias do Colorado, contra sete do time celeste. As equipes ainda empataram nove vezes. O 38º confronto será neste sábado (1/7), a partir das 21h, pela 13ª rodada da Série A.
A última vitória do Cruzeiro contra o Internacional no Beira-Rio aconteceu há 13 anos. No dia 9 de maio de 2010, o time então comandado por Adílson Batista derrotou o Colorado de Jorge Fossati, por 2 a 1, na primeira rodada do Brasileiro daquele ano.
Os gols da vitória celeste foram marcados por Kléber Gladiador. O Inter balançou as redes com Taison. O detalhe é que as duas equipes priorizaram a disputa da Copa Libertadores naquele momento e entraram em campo com equipes alternativas no confronto pela Série A. O Cruzeiro com um time misto e o Internacional inteiramente com reservas.
O Cruzeiro teve Fábio; Elicarlos, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabrício, Fabinho, Pedro Ken e Fernandinho; Wellington Paulista e Kléber Gladiador. Marquinhos Paraná, Fábio Santos e Guerrón ainda entraram no decorrer da partida.
Já o Internacional começou o jogo com Lauro; Ronaldo Alves, Ronaldo Conceição e Fabiano Eller; Arílton, Glaydon, Guiñazu, Giuliano e Kleber; Taison e Kleber Pereira. Wilson Matias, Leandro Damião e Everton também jogaram.
Retrospecto negativo no Beira-Rio
Após a vitória de 2010, o Cruzeiro voltou a jogar no Beira-Rio sete vezes. Foram seis jogos pelo Brasileiro (2011, 2012, 2015, 2016, 2018 e 2019) e um pela semifinal da Copa do Brasil de 2019. Nessas partidas, o time celeste foi derrotado seis vezes e empatou uma.
Vale destacar que os confrontos entre Internacional e Cruzeiro não aconteceram em 2017, 2020, 2021 e 2022 porque os times estavam em divisões distintas da principal competição nacional. Em 2017, o Inter estava na Série B e nos três outros anos, a Raposa disputou a segunda divisão.
Vitórias do Cruzeiro como visitante
Curiosamente, o Cruzeiro chegou a derrotar o Internacional duas vezes como visitante nesse período – em 2013 e 2014, anos em que o time celeste foi campeão brasileiro. No entanto, os jogos não foram no Beira-Rio, que estava fechado para a Copa do Mundo.
Em 2013, como visitante, o Cruzeiro derrotou o Inter por 2 a 1, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Já em 2014 o time celeste bateu o Colorado por 3 a 1, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Sequência invicta do Inter
Além do retrospecto negativo no Beira-Rio, o Cruzeiro encara o Internacional embalado por uma série invicta neste Brasileiro. O Colorado tem cinco jogos de invencibilidade – quatro vitórias e um empate.
A última derrota do Colorado no Brasileiro aconteceu no dia 21 de maio, na sétima rodada, quando perdeu o clássico contra o Grêmio, fora de casa, por 3 a 1.
A sequência positiva do Internacional começou com uma vitória sobre o Bahia (2 a 0), no Beira-Rio. Na sequência, o Colorado empatou com o Santos (1 a 1), na Vila Belmiro, derrotou o Vasco (2 a 1), novamente em Porto Alegre, bateu o Coritiba (1 a 0), no Couto Pereira, e por fim venceu o América-MG. (2 a 1), no Independência.