De volta ao Brasil depois de jogar nos Emirados Árabes, o atacante Edu deve ser emprestado pelo Cruzeiro ao Coritiba, lanterna do Campeonato Brasileiro. Fontes ligadas ao jogador confirmaram à reportagem de No Ataque que os clubes conversam sobre a situação do atleta. A expectativa é de que a negociação seja definida no mais tardar no início da próxima semana. A informação foi noticiada inicialmente pelo jornalista Gustavo Marques.
“Estamos conversando sim com o Coritiba sobre o Edu. Pode ser resolvido ainda hoje [quinta-feira], no máximo no início da próxima semana. O interesse do Edu é de voltar a jogar logo em alto nível”, afirmou a fonte.
Questionada sobre o desejo de Edu, a fonte ligada ao jogador disse que o principal interesse do atacante de 30 anos é o de voltar a defender o Cruzeiro. Essa circunstância, no entanto, não depende do jogador. Caso o clube realmente não aproveite o centroavante na sequência da temporada, um empréstimo para o Coritiba ou outro clube da Série A é visto com bons olhos pelo atleta.
Edu no Cruzeiro
O Cruzeiro anunciou a contratação de Edu em dezembro de 2021. O atacante foi o artilheiro da Série B daquele ano pelo Brusque, com 17 gols em 33 jogos.
Em 2022, o atacante foi o artilheiro do Cruzeiro com 22 gols marcados em 48 partidas. Seus gols foram essenciais para conduzir a equipe celeste ao título da Série B – balançou as redes 11 vezes na competição nacional.
Edu também terminou o ano como o segundo maior artilheiro do Cruzeiro na última década. O atacante ficou atrás apenas de Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, ambos com 24 gols marcados em 2014.
No início desta temporada, o atacante foi emprestado ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos. O Cruzeiro recebeu uma compensação financeira de R$ 500 mil.
O contrato de empréstimo é válido até julho, porém, o Dibba liberou o centroavante antes do fim do vínculo após a confirmação do rebaixamento do clube na liga nacional. Foram apenas seis jogos e dois gols marcados por Edu no país.