CAMPEONATO BRASILEIRO

Com um a menos, Cruzeiro segura empate diante do Internacional no Beira-Rio

Equipe de Pepa teve pelo menos duas chances claras para marcar no primeiro tempo e vencer fora de casa, mas atacantes falharam na cara do gol
Foto do autor
Compartilhe

Não foi dessa vez que o Cruzeiro deu início a uma nova arrancada no Campeonato Brasileiro em busca da reaproximação dos primeiros colocados. Em um jogo com dois tempos completamente distintos contra o Internacional, o time celeste pelo menos conseguiu segurar um empate sem gols, fora de casa, com um jogador a menos – o zagueiro Lucas Oliveira foi expulso na etapa final. No primeiro tempo, os comandados de Pepa poderiam ter garantido a segunda vitória seguida na Série A, mas os atacantes não contribuiram e desperdiçaram chances incríveis de marcar. O confronto foi disputado na noite deste sábado (1/7), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Cruzeiro permanece na 12ª colocação, agora com 18 pontos. O Internacional, por sua vez, cai para a sétima posição, com 21 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado na rodada com as partidas deste domingo (2/7).

O próximo desafio do Cruzeiro na competição será novamente fora de casa, em São Januário, contra o Vasco. O time celeste, porém, terá uma vantagem: vai disputar a partida sem a pressão da torcida adversária. Isso porque o clube carioca cumpre uma punição de 30 dias do STJD sem poder vender ingressos. A sanção foi aplicada depois de uma confusão generalizada envolvendo torcedores vascaínos que depredaram o estádio na derrota para o Goiás (1 a 0), no dia 22 de junho, em partida da 11ª rodada.

O confronto entre Vasco e Cruzeiro, no Rio de Janeiro, será no sábado (8/7), às 16h. Já o Internacional só volta a entrar em campo no domingo (9/7), a partir das 16h. O Colorado também jogará no Rio, onde visitará o Fluminense, no Maracanã. As partidas serão pela 14ª rodada do Brasileiro.

Ataque celeste não contribui

Só faltou o gol para o Cruzeiro no primeiro tempo no Beira-Rio. O time celeste teve maior posse de bola (54%) controlando as ações no meio-campo com forte marcação e objetividade com a bola nos pés. A Raposa ainda contou com vacilos do Internacional, que deixou amplos espaços no campo de defesa. Os comandados de Pepa construiram excelentes oportunidades para balançar as redes. Foram pelo menos duas chances claras. Entretanto, os atacantes, mais uma vez, entraram em campo com o pé descalibrado.

Aos 9′ minutos, por exemplo, Wesley perdeu um gol incrível em um recuo de bola da defesa do Inter. No lance, o goleiro John escorregou e a bola sobrou para o atacante celeste, sozinho na grande área. Ao invés de bater de primeira e marcar, ele tentou driblar o goleiro, se atrapalhou e viu um defensor do Colorado chegar a tempo para chutar a bola para fora.

Quem também perdeu uma bela chance foi o jovem Stênio – surpresa do técnico Pepa entre os 11 iniciais da partida. Em um contra-ataque aos 11′, ele ficou cara a cara com John e chutou colocado. A bola raspou a trave esquerda do goleiro do Inter e saiu pela linha de fundo.

Expulsão freia Cruzeiro

Diante da pressão celeste, o técnico Mano Menezes promoveu diversas mudanças na equipe no segundo tempo para equilibrar as ações. Contudo, o Cruzeiro manteve o ímpeto ofensivo do primeiro tempo, mas sem criar chances tão claras.

O cenário da partida, no entanto, mudou completamente a partir dos 23′ minutos, quando o zagueiro Lucas Oliveira foi expulso. Ele recebeu o segundo cartão amarelo após falta em Alemão.

Para recompor a defesa, Pepa promoveu a entrada do zagueiro Neris no lugar do atacante Stênio. Não satisfeito, ele também fortaleceu o setor de contenção no meio-campo ao substituir outro atacante: Wesley saiu para a entrada de Neto Moura.

As mudanças deixaram o Cruzeiro mais recuado e sob pressão intensa do Inter. Tanto é que o Colorado teve 61% da posse de bola no segundo tempo. Entretanto, para alívio da torcida celeste, o Colorado não conseguiu marcar nas nove investidas contra a meta da Raposa.

INTERNACIONAL 0 X 0 CRUZEIRO

Internacional

John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo, Johny (Carlos de Pena), Maurício (Aránguiz, aos 17º do 2º), Alan Patrick (Jean Dias, aos 17′ do 1º T) e Wanderson; Luiz Adriano (Alemão, aos 17′ do 2ºT).

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Wesley (Neto Moura, aos 38′ do 2ºT), Bruno Rodrigues (Henrique Dourado, aos 49′ do 2ºT) e Stênio (Neris, aos 25′ do 2ºT).

  • Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Data: 01/7/2023
  • Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
  • Público: 23.923
  • Renda: R$ 523.386
  • Cartão vernelho: Lucas Oliveira (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Mano Menezes, Renê, Mercado, Alan Patrick (Internacional); Lucas Oliveira, Marlon e Bruno Rodrigues (Cruzeiro)
  • Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
  • VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)
Compartilhe