O Cruzeiro tem um trunfo para contratar o meia-atacante Matheus Pereira, de 27 anos, nesta janela de transferências. Trata-se de Elias, que é um dos homens de confiança de Ronaldo Nazário na SAF do Cruzeiro e também na gestão do Valladolid, da Espanha.
O ex-jogador, que atuava em campo como volante, hoje integra indiretamente os departamentos de scouting dos dois clubes – responsável por coletar informações e analisar possíveis reforços.
O detalhe é que Elias conhece bem Matheus Pereira. Afinal, os dois jogaram juntos na Europa, mais especificamente no Sporting, de Portugal.
O Sporting, inclusive, foi o clube que revelou Matheus Pereira, que nasceu em Belo Horizonte, mas se mudou para Portugal aos 12 anos.
Juntos no Sporting
Elias e Matheus jogaram juntos no Sporting na temporada europeia de 2016/2017. Entretanto, a parceria não aconteceu em muitas partidas. Isso porque Matheus ainda transitava entre a equipe principal e o time B do Sporting. Já Elias deixou o clube em janeiro de 2017 ao assinar com o Atlético-MG.
Contudo, o tempo em que jogaram juntos foi o suficiente para que Elias se encantasse pelo futebol de Matheus. Em 2016, em uma entrevista à imprensa portuguesa, o ex-volante comparou as habilidades do jovem meia-atacante ao alemão Mario Götze, que marcou o gol da vitória da Alemanha sobre a Argentina (1 a 0), na final da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã.
Naquela entrevista, Elias também cobrou uma convocação de Matheus para a Seleção Brasileira, uma vez que o jovem, com dupla nacionalidade, era observado com interesse pela Seleção de Portugal.
“Espero que o Brasil o convoque rapidamente, senão Portugal vai ficar com ele. A CBF está monitorando jogadores como ele, que vieram cedo para a Europa, e o Matheus está sendo acompanhado. Se me ligarem, vou falar bem dele para o segurarem logo, porque é uma das nossas promessas e não podemos dá-lo de mão beijada a Portugal”, comentou Elias à época.
Cruzeiro negocia com meia-atacante
Hoje Matheus Pereira pertence ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.
No momento, o Cruzeiro negocia com a equipe saudita o prazo e se o formato do contrato é empréstimo ou definitivo. Uma fonte ligada a Matheus Pereira garante a No Ataque que as conversas já estão em estágio avançado e que a proposta feita pela Raposa agradou ao mineiro.
Um dos trunfos do Cruzeiro para avançar na negociação é o interesse do atleta em atuar pela primeira vez em sua cidade natal, onde consegue ter a família e os amigos por perto. Revelado pelo Sporting, de Portugal, Matheus Pereira se mudou no início da dolescência para a Europa e nunca jogou no futebol brasileiro.
A informação da negociação entre Cruzeiro e Al-Hilal foi divulgada inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmada pela reportagem de No Ataque.
Passagem de Matheus Pereira pelo futebol europeu
Grande desejo do Cruzeiro para o setor ofensivo, Matheus Pereira acumula passagens por Sporting e Desportivo de Chaves, de Portugal; Nürnberg, da Alemanha; e West Bromwich, da Inglaterra. A Premier League foi o campeonato europeu em que o meia-atacante mais se destacou.
Na temporada 2020/21 do Campeonato Inglês, Matheus fez 33 jogos, marcou 11 gols e distribuiu cinco assistências. Naquele momento, diversos clubes de elite do continente se interessaram pelo jogador, que causou surpresa ao ser vendido ao Al-Hilal. Os saudistas contrataram o belo-horizontino em agosto de 2021.
Matheus, contudo, atuou em outro país nos últimos meses. O Al-Hilal emprestou o atleta ao Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, em janeiro deste ano. Ele marcou um tento e deu quatro passes para gols em dez partidas pelo time emiradense.
Matheus Pereira é cruzeirense?
O Al-Hilal perdeu por 1 a 0 para o Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes de 2021, disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Antes do jogo, o pai de Matheus Pereira afirmou que o meia-atacante é torcedor do Cruzeiro.
“Minhas filhas são todas atleticanas, só o Matheus que é cruzeirense. E joga de azul no Al-Hilal. É muito bacana”, revelou Alexandre Pereira, pai do jogador, em entrevista ao canal Bandsports em fevereiro do ano passado.