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Cruzeiro e outros três clubes defendem Brasileiro com menos rebaixados

Raposa, Botafogo, Vasco e Coritiba anunciaram a criação de um novo grupo para discutir a formação da futura liga brasileira de futebol
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Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Coritiba anunciaram nesta quinta-feira (6/7) a criação de um novo grupo para discutir a formação da futura liga brasileira de futebol. Em um manifesto divulgado à imprensa, um dos pontos defendidos é o rebaixamento de apenas três clubes no Campeonato Brasileiro, como ocorre nas grandes ligas da Europa.

Os quatro clubes, que assinaram contrato com o fundo de investimentos americano Serengeti e com a gestora de investimentos brasileira Life Capital Partners (LCP), criticaram a Libra e a Liga Forte Futebol.

“Nos últimos meses, na luta incansável para conciliar as divergências entre a LIBRA e a Liga Forte Futebol, nos deparamos com dois obstáculos fundamentais e difíceis de ultrapassar. O primeiro foi o desejo de manter o status quo na indústria. A outra foi a disputa entre diferentes atores que estão mais preocupados com suas próprias agendas do que com o futuro do futebol no país”, lê-se na nota divulgada à imprensa.

Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Coritiba estenderam o convite para outros times.

“Convidamos todos os clubes a deixarem de lado as divergências históricas e trazerem suas melhores ideias para o centro conosco, em apoio aos princípios de evolução do futebol brasileiro”.

Princípios defendidos pelo grupo

  • A Governança da Liga será exclusivamente responsabilidade dos Clubes, com representação de cada Clube no Conselho de Administração.
  • A liderança da Media Co será uma colaboração separada entre a Liga e o Parceiro Financeiro Estratégico.
  • Implementação do Fair Play Financeiro, com ajustes para suprir deficiências dos mecanismos amplamente testados na Europa.
  • Estabelecimento de padrões mínimos para instalações e superfícies de jogo, visando atingir a paridade com os mais altos padrões do futebol mundial.
  • Gestão direta de oficiais de jogo e árbitros, em colaboração com a CBF, incluindo padrões de educação e responsabilidade.
  • Rebaixamento e promoção de apenas 3 clubes por divisão, seguindo o padrão mundial e proporcionando maior estabilidade ao produto brasileiro no mercado.
  • Busca e desenvolvimento de tecnologias avançadas para posicionar o Brasil como líder mundial em qualidade da experiência televisiva e eficiência na distribuição global de conteúdo.
  • Criação de propriedades comerciais controladas pelos Clubes, a serem exploradas individualmente por cada clube, seguindo o padrão europeu.
  • Venda de direitos comerciais e de mídia com valuation apropriado.
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