O diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins, comentou a situação de Matheus Pereira, do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em entrevista ao canal do jornalista Jorge Nicola, no YouTube, o executivo preferiu não dar muitos detalhes e nem admitiu qualquer negociação, porém ressaltou o fato de o meia-atacante de 27 anos ser torcedor celeste.
“A única coisa que eu consigo passar sobre o Matheus Pereira é que ele é cruzeirense e gosta do clube. Sempre que pode, quando está em BH, vai ao estádio assistir aos jogos. Sobre negociação, se eu começar a entrar em detalhes, as que estão vigentes vão ficar difíceis”, disse Martins.
“Vários nomes que estão aparecendo, o clube nunca fez nada. Não adianta a gente entrar em detalhe. O clube fará todos os movimentos dentro de sua capacidade de investimento, capacidade financeira. Todos os movimentos são calculados para que possamos pagar em dia”, complementou.
Desde a reabertura da janela de transferências internacionais, em 3 de julho, o Cruzeiro oficializou três reforços: o lateral-direito Helibelton Palacios, o volante Lucas Silva e o atacante Paulo Vitor. Pedro Martins respondeu sobre a possibilidade de a Raposa buscar outras peças para a sequência da temporada.
“Tivemos algumas baixas, o Richard saiu, o Ramiro e o Bilu se machucaram, são dois jogadores que viraram baixa. Queremos olhar a qualidade média do elenco. Não vai vir ninguém pra resolver qualquer problema do elenco, então nosso diferencial será o jeito de jogar. Caso surjam oportunidades além das que encontramos, estaremos ativos para aumentar o nível da equipe”.
Matheus Pereira
Natural de Belo Horizonte, Matheus Pereira nunca atuou pelo futebol brasileiro, pois se mudou para Portugal ainda adolescente, aos 12 anos, em 2008. Ele começou a carreira no Sporting de Lisboa e representou também o Desportivo de Chaves. Na Europa, o meia jogou ainda por FC Nürnberg, da Alemanha, e West Bromwich, da Inglaterra.
Matheus viveu o melhor momento da carreira na Inglaterra, quando marcou 11 gols e deu cinco assistências em 33 jogos pelo West Bromwich na Premier League 2020/2021. O grande desempenho motivou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, a investir 18 milhões de euros (R$ 110 milhões na época) na aquisição dos direitos econômicos.
No mundo árabe, o jogador não repetiu a grande performance da Inglaterra, chegando inclusive a ser emprestado ao Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. O Cruzeiro tenta convencer o Al-Hilal a liberar Pereira a custo zero por empréstimo de um ano e meio, porém terá de arcar com parte dos salários do atleta, na casa de R$ 2 milhões mensais.
Outros clubes brasileiros receberam Matheus como sugestão, casos de Palmeiras, Flamengo e Santos. O meia tem o pé esquerdo como preferencial e já marcou vários gols de falta na carreira. Seu contrato com o Al-Hilal se encerra em junho de 2026.