Vários torcedores do Cruzeiro fizeram coro nas redes sociais para que Edu fosse aproveitado no elenco dirigido por Pepa. Entretanto, o clube decidiu não reintegrar o ex-camisa 99 e o negociou em definitivo com o Coritiba.
Em entrevista ao canal do jornalista Jorge Nicola, no YouTube, nesta terça-feira (11/7), o diretor de futebol Pedro Martins explicou a escolha da Raposa referente ao centroavante de 30 anos.
“Foi em conjunto. Conversamos bastante para avaliar e chegou a um momento em que acreditamos que seria trazer mais uma opção para o elenco, mas que não contribuiria de maneira imediata ao grupo”, disse.
“Daí, conversando também com o staff do Edu e todos que fazem parte dessa decisão, surgiu uma proposta do Coritiba e a gente evoluiu com ela”, complementou.
Edu no Cruzeiro
Artilheiro da Série B de 2021 pelo Brusque, com 17 gols, Edu foi contratado pelo Cruzeiro antes da venda das ações da SAF para o ex-jogador Ronaldo.
O Fenômeno teceu elogios a Edu no primeiro semestre de 2022, quando ele havia somado quatro gols nos seis primeiros jogos. “Que faro de gol, ele tem essa relação com o gol muito próxima, além da entrega que tem durante o jogo, com correria”.
Edu encerrou 2022 com 22 gols em 48 jogos. Na Série B, da qual o Cruzeiro foi campeão, contabilizou 11 tentos em 33 partidas.
Todavia, o camisa 99 não ganhou chances em 2023 e seguiu por empréstimo ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos. Em seis jogos, somou dois gols.
Artilheiro celeste em 2023
O destaque do elenco cinco estrelas em 2023 é o ponta Bruno Rodrigues, com oito gols em 28 jogos. O número é superior aos dos centroavantes do elenco, Gilberto (25 jogos e seis gols) e Henrique Dourado (12 jogos e um gol).
O desempenho aquém das expectativas de Gilberto e Dourado serviu de argumento para os fãs de Edu, porém a gestão de Ronaldo descartou o regresso dele à Toca. O atacante seguiu para o Coxa em um contrato até o fim de 2024.
O Cruzeiro é o nono no Campeonato Brasileiro, com 21 pontos em 14 jogos. O próximo compromisso é justamente diante do novo clube de Edu. A partida contra o Coritiba será no domingo (16/7), às 11h, no Independência, pela 15ª rodada.