Com a certeza de que o Independência estará lotado no próximo domingo (16/7), os comandados de Pepa se apegam ao apoio da torcida em busca de uma sequência inédita para o Cruzeiro neste Campeonato Brasileiro. Com um resultado positivo diante do Coritiba, pela 15ª rodada, o time celeste alcançará pela primeira vez na competição a série de quatro jogos de invencibilidade. Um triunfo contra o Coxa ainda pode colocar a Raposa novamente entre os seis primeiros colocados.
O Cruzeiro está invicto há três partidas. A sequência começou com a vitória sobre o São Paulo (1 a 0), justamente no Independência. Depois, a Raposa empatou sem gols com o Internacional no Beira-Rio. Na última rodada, bateu o Vasco (1 a 0), em São Januário, igualando a série de três jogos de invencibilidade conquistada no início do Brasileiro.
A primeira sequência invicta da Raposa nesta edição ocorreu entre a segunda e a quarta rodadas. O Cruzeiro venceu de forma consecutiva: Grêmio (1 a 0), no Independência; Bragantino (3 a 0), fora de casa; e Santos (2 a 1), novamente no Horto. A derrota para o Fluminense (2 a 0), no Mineirão, interrompeu a série.
Mesmo próximo de alcançar mais uma vez o G6 do Brasileiro, o Cruzeiro segue com os pés no chão. A meta do clube continua a mesma anunciada pelos dirigentes da SAF antes do início da competição: terminar entre os 12 primeiros colocados, garantindo uma vaga na Sul-Americana. Prova disso é o discurso dos jogadores recém-contratados, que demonstraram nesta semana já estarem alinhados com os objetivos da diretoria.
“O objetivo é manter o Cruzeiro na Série A. Obviamente o futebol é jogo a jogo. Após isso, [podemos pensar] em colocar o Cruzeiro onde sempre esteve, que é brigando para disputar os campeonatos lá em cima. Temos que buscar os três pontos jogo a jogo. Nosso elenco é muito forte e qualificado. Já estou me sentindo em casa, é uma família. Isso ajuda muito no processo, no trabalho”, comentou o atacante Paulo Vitor, que jogou alguns minutos contra o Vasco e deve fazer a estreia diante da torcida neste domingo.
Mais reforços?
Além do atacante Paulo Vitor, o Cruzeiro contratou nesta janela de transferências o volante Lucas Silva e o lateral-direito Helibelton Palacios.
Quem também já está em Belo Horizonte e deve ser anunciado em breve é o atacante Arthur Gomes, que estava no Sporting, de Portugal. A negociação por 100% dos direitos do jogador tem o valor de 3 milhões de euros – aproximadamente R$ 16 milhões.
Mas o Cruzeiro não deve parar por aí. As negociações pelo atacante Matheus Pereira, do Al-Hilal, da Árabia Saudita, continuam.
Enquanto isso, o clube celeste também fez uma oferta pelo atacante argentino Luciano Vietto, que está sem time desde que deixou o próprio Al Hilal, em junho. O jogador, inclusive, foi destaque da equipe árabe no último Mundial de Clubes disputado em fevereiro, no Marrocos. Na competição, Vietto marcou três gols – um na vitória sobre o Flamengo (3 a 2), na semifinal, e dois na derrota para o Real Madrid (5 a 3), na final.
Apesar do interesse celeste, a tendência é a de que Luciano Vietto volte a jogar no futebol espanhol, onde defendeu Villarreal, Atlético de Madrid, Sevilla e Valencia.
Outro argentino na mira do Cruzeiro é o meia Santiago Longo, que pertence ao Belgrano, da primeira divisão da Argentina. O clube consultou a situação do jogador, mas ainda não fez uma proposta.
No mercado nacional, o Cruzeiro demonstrou interesse na contratação do meio-campista Shaylon, do Atlético-GO. Ele é titular absoluto na equipe goiana, que disputa a Série B.