O Cruzeiro levou pouco perigo ao gol do Coritiba no empate por 0 a 0 entre as equipes, nesse domingo (16/7), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da ineficiência no ataque, um aspecto do jogo chamou a atenção: os mineiros cobraram 11 escanteios, contra oito dos paranaenses.
Em entrevista coletiva, o técnico Pepa admitiu que o time tem problemas com a bola parada ofensiva e apontou como a Raposa pode melhorar a utilização desse recurso nas próximas partidas.
“Temos que melhorar (nos escanteios). Temos que melhorar a batida, a forma agressiva como aparecemos na área e criar outro tipo de nuance se não estivermos tendo bom aproveitamento nos escanteios. São muitos escanteios e, quando vamos espremer o que tiramos daquilo, é muito pouco. Eu concordo que temos que ser muito mais efetivos, agressivos e competentes na bola parada ofensiva”.
O último gol marcado pelo Cruzeiro foi através de bola parada. O volante Filipe Machado converteu uma cobrança de falta na vitória celeste por 1 a 0 sobre o Vasco, em 8 de julho, pela 14ª rodada.
Os mineiros têm enfrentado problemas é com lances no corner. Nos últimos dez jogos, o Cruzeiro marcou apenas seis gols e nenhum deles foi fruto de uma jogada de escanteio. A equipe utilizou esse recurso em média sete vezes por partida. Contra Grêmio, Atlético e Coritiba, foram mais de dez cobranças.
Número de cobranças de escanteio do Cruzeiro nos últimos dez jogos:
- Cruzeiro 0 x 0 Coritiba: time cobrou 11 escanteios
- Vasco 0 x 1 Cruzeiro: time cobrou 6 escanteios
- Internacional 0 x 0 Cruzeiro: time cobrou 4 escanteios
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo: time cobrou 6 escanteios
- Cruzeiro 0 x 1 Fortaleza: time cobrou 5 escanteios
- Bahia 2 x 2 Cruzeiro: time cobrou 5 escanteios
- Cruzeiro 0 x 1 Atlético: time cobrou 12 escanteios
- Cruzeiro 0 x 1 Grêmio: time cobrou 14 escanteios
- Flamengo 1 x 1 Cruzeiro: time cobrou 1 escanteio
- Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá: time cobrou 6 escanteios