O recém-contratado Arthur Gomes ainda não deverá fazer sua estreia pelo Cruzeiro diante do Goiás, neste domingo (23/7), às 16h, no Independência, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante não atua há quase dois meses e está em fase de aprimoramento físico na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.
Arthur comentou sobre a disputa diária com os titulares Bruno Rodrigues e Wesley em sua primeira entrevista coletiva. O ex-atleta do Sporting, de Portugal, também ressaltou sua experiência no futebol europeu e apontou como pode agregar ao elenco gerido pelo técnico Pepa.
“Não são só os dois, tem vários jogadores ali que eu venho observando. O grupo tem muita qualidade e todos ali do ataque são muito bons. O futebol brasileiro é muito rico nisso”, iniciou.
“Eu venho para ajudar, para evoluir e aprender com eles. Não tem só Bruno Rodrigues e Wesley. Tem Stênio, Paulo Vitor, Mateus Vital, Gilberto e Henrique (Dourado). A concorrência vai ser boa e quem tem a ganhar com isso é só o Cruzeiro”, completou.
Experiência na Europa
Gomes deixou o Santos de vez no final de 2021, quando foi anunciado pelo Estoril Praia, de Portugal. Ele permaneceu no país lusitano por três temporadas consecutivas. Esse período serviu de aprendizado e evolução técnica e tática para o jogador.
“Minha experiência na Europa foi importante para mim, evolui muito no tempo em que fiquei lá, taticamente, mentalmente, tudo também. Volto muito preparado para o Brasil, para disputar o Brasileirão, que todo mundo sabe, é muito disputado”, explicou.
Carreira de Arthur Gomes
Arthur foi revelado pelo Santos no final de 2016, quando teve duas oportunidades com o técnico Dorival Júnior na Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o ponta-direita enfrentou as concorrências de Bruno Henrique e Jonathan Copete no ataque. Mesmo com pouco espaço, disputou 17 jogos e marcou três gols.
A fase de maior destaque na Baixada Santista foi em 2018, sob o comando de Jair Ventura, no primeiro semestre, e Cuca, na reta final da temporada. Naquela oportunidade, o atacante fez 37 partidas, balançou a rede quatro vezes e deu duas assistências.
Quando parecia ter encontrado seu espaço no time, Gomes foi preterido das convocações do treinador argentino Jorge Sampaoli. Com isso, foi emprestado à Chapecoense até o fim de 2019.
De volta à Vila Belmiro, Arthur ainda fez 38 jogos com a camisa do Santos. Depois disso, foi novamente emprestado, mas dessa vez ao Atlético-GO. Na Europa, o atacante defendeu as cores do Estoril Praia e do Sporting.