CRUZEIRO

Novo astro do Cruzeiro, Matheus Pereira viveu ano mágico na Premier League

Reforço do Cruzeiro, Matheus Pereira teve temporadas de bastante sucesso individual com o West Bromwich, na Premier League
Foto do autor
Compartilhe

Anunciado nessa segunda-feira (24/7), Matheus Pereira chega ao Cruzeiro com o status de principal contratação do clube nesta década e com grande expectativa devido aos seus feitos no futebol inglês. O meia-atacante viveu o melhor momento da carreira com a camisa do West Bromwich, na temporada 2020/21 da Premier League.

Natural de Belo Horizonte, o jogador de 27 anos é torcedor da Raposa desde a infância, mas nunca havia atuado por um clube brasileiro. Matheus deixou o país no início da adolescência para defender o Sporting, de Portugal, onde se profissionalizou e atuou também no Desportivo de Chaves.

Antes de chegar ao Reino Unido, o atleta ainda passou por empréstimo no Nürnberg, da Alemanha. Sua estreia no futebol britânico foi em 2019, ano em que o West Bromwich conquistou o acesso à Premier League. Naquela temporada, ele disputou 43 jogos, marcou oito gols e distribuiu 17 assistências.

Os melhores dias da nova estrela do Cruzeiro viriam na época seguinte, já com os Baggies na elite do Campeonato Inglês. Além de números, Matheus entregou grandes performances naquela edição. O mineiro participou de 34 partidas e foi o artilheiro do time em 2020/21, com 12 gols e seis assistências.

A passagem fulminante pelo West Bromwich atraiu os holofotes de grandes clubes para o meia-atacante, que recebeu sondagens de Aston Villa, Leeds United, West Ham e Crystal Palace. O sonho europeu, entretanto, foi trocado pelas cifras milionárias do futebol árabe.

Matheus acabou sendo vendido de forma surpreendente ao Al Hilal, da Arábia Saudita, por 18 milhões de euros (R$ 110 milhões na cotação da época). A negociação ocorreu em agosto de 2021 e foi positiva para o West Bromwich, que havia desembolsado 9,5 milhões de euros pelo jogador no ano anterior.

O jogo mais famoso da carreira de Matheus Pereira

Foi em 3 de abril de 2021 que Matheus Pereira viveu a tarde mais marcante da carreira. O West Bromwich venceu o Chelsea por 5 a 2, em pleno Stamford Bridge, em Londres, com dois gols e duas assistências do brasileiro. Aquele elenco dos Blues foi campeão da Liga das Campeões menos de dois meses após a goleada.

O Chelsea saiu à frente no placar com gol de Christian Pulisic, mas viu Matheus marcar um doblete e virar a partida nos acréscimos do primeiro tempo. Depois do intervalo, os visitantes ampliaram a vantagem e saíram com a vitória. O mineiro terminou o confronto com nota 9,8 no aplicativo Sofascore.

Chega de Matheus Pereira repercute entre jornalistas 

O impacto da contratação de Matheus Pereira é visto de forma quase unânime entre torcedores e jornalistas. Nas redes sociais, diversos repórteres que cobrem o dia a dia do futebol europeu destacaram a mais recente movimentação da Raposa no mercado de transferências.

Repórter internacional do Grupo Globo, Marcelo Courrege elencou diversas qualidades do novo atleta celeste e o comparou a jogadores do passado. 

“Obviamente, não vi as temporadas do Matheus no Al Hilal. Mas acompanhei de perto os anos dele no West Bromwich. Jogava muito! Meia passador clássico, grande batedor de faltas, perna esquerda enjoada. O Cruzeiro acertou muito nessa contratação”.

Comentarista da ESPN e do serviço de streaming Star+,  Fernando Campos elogiou o novo reforço celeste em postagem no Twitter: “Que grande contratação do Cruzeiro. Matheus Pereira chega para elevar o nível da equipe do Pepa”.

Outro repórter dos canais Disney que falou de Matheus no Cruzeiro foi o correspondente da emissora em Londres, Joao Castelo-Branco. “Jogou muito na Inglaterra!”.

Premier League 2020-21

Apesar da boa temporada individual de Matheus Pereira, o West Bromwich não conseguiu performar bem dentro de campo e foi rebaixado na Premier League 2020-21. Os Baggies terminaram a competição na 19ª colocação, com 26 pontos.

O ano mágico de Matheus o colocou entre os principais novos destaques do Campeonato Inglês. Com 11 gols marcados em 33 jogos na liga, o novo jogador da Raposa apareceu à frente de astros como Cavani, Rashford, Aubameyang, Mahrez, Sterling, Firmino e De Bruyne no ranking de artilheiros daquela edição.

Compartilhe