CRUZEIRO

Matheus Pereira será ‘salvador da pátria’ no Cruzeiro? Veja o que disse o jogador

Reforço do Cruzeiro, Matheus Pereira disse o que acha da expectativa criada pelos torcedores e o posto de 'salvador da pátria celeste'
Foto do autor
Compartilhe

Assunto do momento no Cruzeiro, Matheus Pereira é visto por torcedores e jornalistas como o maior reforço do clube nesta década. Apesar do alto nível de popularidade e da grande expectativa gerada, o meia-atacante deixa claro que não quer ser visto como um ‘salvador da pátria’.


“Óbvio que existe uma expectativa pelo nível elevado que eu já demonstrei em muitos momentos que tive na minha carreira, mesmo sendo jovem. Quero que entendam que eu não sou nenhum salvador da pátria, eu não sou nenhum que vem aqui para resolver, sou mais um jogador de grupo”, disse Matheus em entrevista coletiva.

Em processo de reestruturação desde a venda da SAF e o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro montou elencos mais modestos nos últimos anos. O discurso de austeridade financeira foi repetido em diversos momentos pelos principais dirigentes da Raposa, inclusive Ronaldo.

Matheus Pereira foge à regra e é a primeira contratação de salário milionário feita pelo equipe desde início da gestão do Fenômeno, em janeiro do ano passado. Para chegar por empréstimo ao Cruzeiro, o meia-atacante teve que abdicar de parte do que recebia no Al Hilal, da Arábia Saudita, para adequar os seus ganhos à realidade do futebol brasileiro.

“Quero ser importante também dentro do vestiário, quero ser importante na estrutura do clube. Eu vim para somar, vim para ajudar o Cruzeiro nesse projeto maravilhoso. Então, é isso que eles podem esperar de mim, um jogador de grupo, um jogador que vai dar o melhor para agregar. Sou mais um que vem para acrescentar no projeto do clube”, pontuou.

Por que há tanta expectativa em Matheus Pereira?

Dois são os motivos que explicam a febre pela contratação de Matheus Pereira. O primeiro deles é a rápida identificação da torcida estrelada com o jogador, que é mineiro de Belo Horizonte e assumidamente cruzeirense. As demonstrações de afeto começaram antes de ele ser anunciado e já haviam repercutido na imprensa esportiva.

Quando as primeiras notícias sobre o interesse do Cruzeiro surgiram, muitas pessoas resgataram as manchetes de quando o pai de Matheus afirmou que o meia-atacante era torcedor do clube e os registros de suas visitas ao Mineirão e à Toca da Raposa. Essa conexão aumentou após a oficialização do negócio, impulsionado por um vídeo em que o atleta mostra a coleção pessoal de camisas celestes.

O outro e principal ponto que justifica o hype criado é o status de Matheus no futebol. Destaque do West Bromwich na Premier League de 2020-21, o jogador era especulado em grandes equipes da Inglaterra até dois anos atrás, mas optou por buscar a independência financeira na Arábia Saudita.

Os altos valores recebidos por Matheus no abonado futebol árabe tornaram essa uma contratação bastante difícil até mesmo para os times mais ricos da Série A, como Flamengo e Palmeiras. A paixão pelo Cruzeiro pesou para que o atleta optasse em atuar pela primeira vez no Brasil.

A chegada de um nome de peso para reforçar o elenco era um desejo antigo dos cruzeirenses, não muito acostumados com o perfil mais ‘operário’ dos elencos das últimas temporadas. Em 2022, o empresário Lourenço prometeu em várias entrevistas a contratação ‘de um camisa 10 para a torcida buscar no aeroporto’. Essa estrela, contudo, foi bastante cobrada e demorou a chegar.

O Cruzeiro precisa de um salvador da pátria?

O desejo por alguém que cumpra o papel salvador da pátria, citado por Matheus Pereira na coletiva, se deve ao momento negativo do setor ofensivo do Cruzeiro. A equipe tem oscilado no Brasileirão e vive uma crise de gols. Os principais atacantes da Raposa não balançam as redes há pelo menos um mês e meio.

Veja há quanto tempo os principais nomes do setor ofensivo do Cruzeiro não marcam gols:

  • Henrique Dourado: marcou pela última vez na vitória por 4 a 0 sobre o América, em 14 de maio
  • Gilberto: marcou pela última vez na vitória por 4 a 0 sobre o América, em 14 de maio
  • Bruno Rodrigues: marcou pela última vez no empate por 2 a 2 com o Bahia, em 10 de junho
  • Wesley: marcou pela última vez no empate por 2 a 2 com o Bahia, em 10 de junho

Cruzeiro, Cuiabá e Coritiba estão empatados na 13ª colocação do ranking de melhores ataques da Série A. As equipes fizeram apenas 16 gols nesta edição do Campeonato Brasileiro – cinco a mais que o lanterna Vasco e 12 a menos que os líderes Botafogo, Palmeiras e Flamengo.

O Cruzeiro ocupa neste momento o 11º lugar na tabela de classificação, com 22 pontos. O time celeste conseguiu duas vitórias e dois empates nas últimas cinco partidas, mas balançou as redes em apenas duas oportunidades nesse período. A Raposa perdeu apenas um dos 11 jogos em que marcou gol. Isso ocorreu na rodada de estreia do Brasileirão, foi derrotado por 2 a 1 pelo Corinthians.

Até quando o Cruzeiro contará com Matheus Pereira?

Matheus Pereira foi emprestado ao Cruzeiro até junho de 2024. O clube mineiro contará com auxílio financeiro de um investidor para pagar o salário do meia-atacante, avaliado em R$ 1 milhão. Ao final do contrato, a Raposa terá que pagar R$ 60 milhões ao Al Hilal.

Matheus pode estrear pelo Cruzeiro neste sábado (29/7). O técnico Pepa relacionou o novo reforço estrelado para a partida contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe