CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro cede empate ao Athletico-PR em jogo eletrizante pelo Brasileiro

Cruzeiro esteve por duas vezes à frente no placar, porém Furacão buscou a igualdade. Times se enfrentaram na Ligga Arena, pela 17ª rodada
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro esteve duas vezes à frente no placar, porém cedeu o empate ao Athletico-PR por 3 a 3, em jogo eletrizante pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram neste sábado (29/7), na Ligga Arena, em Curitiba, no Paraná.

A Raposa fez 2 a 0 com dois gols do estreante Arthur Gomes. O Furacão reagiu com Madson, ainda no primeiro tempo, e Pablo, na etapa final. Os mineiros se recolocaram à frente em finalização de Wesley, mas os donos da casa tornaram a empatar em pênalti convertido por Fernandinho.

O resultado pouco interfere na situação dos times no Brasileirão. Com a rodada ainda por terminar, o Cruzeiro chega a 23 pontos, na 10ª posição. O Athletico vai a 27, provisoriamente em sétimo lugar.

Próximos jogos

O Cruzeiro volta a campo às 18h30 do próximo domingo (6/8), contra o líder Botafogo, no Mineirão, pela 18ª rodada do Brasileiro.

Já o Athletico-PR mede forças com o Santos, às 16h de sábado (5/8), na Vila Belmiro. Antes, o Furacão terá compromisso pela Copa Libertadores, contra o Bolívar, fora de casa, às 21h de terça-feira (1/8).

Primeiro tempo

O técnico Pepa apostou em uma mudança de esquema tático para encarar o Athletico-PR na grama sintética da Ligga Arena. Em vez do habitual 4-3-3, o português escalou o Cruzeiro no 4-4-2, com o meio-campo formado por Lucas Silva, Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital.

A estratégia funcionou, pois a Raposa se mostrou bastante compacta na marcação. Apesar da superioridade na posse de bola, o Furacão não conseguia passar pela retaguarda celeste. Além da eficácia defensiva, o time mineiro se saiu bem quando teve oportunidades de ir ao ataque.

Logo aos 7 minutos, Lucas Silva cobrou escanteio para o centro da área, Neris desviou, e o estreante Arthur Gomes apareceu na segunda trave para cabecear: 1 a 0. O VAR analisou o replay da jogada e viu que o calcanhar de um defensor do Athletico dava condições ao atacante cruzeirense.

Depois de algum tempo sem grandes emoções e de disputas ríspidas no meio-campo, o Cruzeiro chegou ao segundo gol aos 36 minutos. Wesley tomou a bola no ataque, foi à linha de fundo e rolou para Arthur Gomes bater com precisão no canto direito, sem chances para Bento: 2 a 0.

Arthur Gomes, atacante do Cruzeiro, celebra gols contra o Athletico-PR - (foto: Nayra Halm/Staff Images/CRUZEIRO)
Arthur Gomes, atacante do Cruzeiro, celebra gols contra o Athletico-PR(foto: Nayra Halm/Staff Images/CRUZEIRO)

A etapa inicial só não foi perfeita para a Raposa porque a defesa se descuidou na reta final. Aos 41, Vitor Bueno levantou a bola para a área, e Madson finalizou duas vezes para diminuir o placar e recolocar o Athletico-PR no páreo: 2 a 1.

Segundo tempo

Wesley Carvalho fez três mudanças no Athletico-PR para o segundo tempo: tirou os meio-campistas Hugo Moura e Vidal e o atacante Cuello para as entradas de Fernandinho, Erick e Pablo. Já o Cruzeiro não teve nenhuma alteração no intervalo.

O Furacão chegou com muito perigo aos 2 minutos: Vitor Bueno cruzou no segundo poste, Madson ajeitou de cabeça e Pablo acertou a trave. O Cruzeiro respirou aliviado, visto que um possível empate no início da etapa final poderia dar força aos donos da casa com muitos minutos pela frente.

O Athletico-PR assustou novamente aos 11′, em arremate forte de Canobbio. Bem posicionado, Rafael Cabral espalmou para a linha de fundo e deu bronca no sistema defensivo por ter permitido que Madson fizesse o pivô na entrada da área.

Pepa começou a mexer no Cruzeiro a partir dos 17 minutos, com Wallisson e Nikão nos lugares de Mateus Vital e Arthur Gomes. Pouco depois, colocou William na vaga do já amarelado Palacios.

As substituições fizeram o time celeste perder intensidade no ataque, apesar do bom toque de bola até o segundo terço. Por outro lado, o Athletico se fortaleceu nos avanços pela esquerda: ora com Canobbio, ora com Vitor Roque.

Muita emoção na reta final

Foi justamente uma jogada iniciada por Canobbio que resultou no empate do Furacão. O uruguaio carregou a bola da esquerda para o meio e deu um toque por cima da defesa cruzeirense em direção a Madson. O lateral-direito percebeu a chegada de dois companheiros na área e fez o cruzamento. Pablo deixou tudo igual aos 32 minutos: 2 a 2.

Canobbio e Madson celebram gol do Athletico-PR contra o Cruzeiro. Crédito: Athletico-PR/Divulgação

Somente após levar o empate é que o Cruzeiro acordou. Aos 35 minutos, o time esteve muito perto de fazer o terceiro em uma boa trama de Wesley e Nikão. Na conclusão, Wallisson carimbou a trave.

Na sequência, aos 36, a Raposa novamente atacou. Dessa vez, Lucas Silva encontrou Wesley, que ajeitou o corpo e soltou a bomba de pé esquerdo no canto de Bento: 3 a 2.

O Athletico não se entregou. Após chutão de Thiago Heleno e falha de William, Canobbio invadiu a área e caiu na dividida com Rafael Cabral. A arbitragem deu pênalti. Em meio à reclamação dos cruzeirenses, com direito a cartão amarelo para três jogadores, Fernandinho chutou com força no alto e empatou: 3 a 3.

Por causa da longa paralisação, Yuri Elino Ferreira da Cruz acrescentou 11 minutos. Houve tempo para Pepa colocar Matheus Pereira em ação no Cruzeiro. Já o Athletico-PR teve a bola do jogo aos 54, mas Arriagada bateu fraco e sem direção no último lance.

ATHLETICO-PR 3X3 CRUZEIRO

Athletico-PR
Bento; Madson, Matheus Felipe (Luciano Arriagada, aos 43 do 2T), Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Hugo Moura (Fernandinho, no intervalo), Arturo Vidal (Erick, no intervalo) e Vitor Bueno (Bruno Zapelli, aos 27 do 2T); Canobbio, Cuello (Pablo, no intervalo) e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho

Cruzeiro
Rafael Cabral; Palacios (William, aos 22 do 2T), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Matheus Pereira, aos 43 do 2T), Lucas Silva (Fernando Henrique, aos 43 do 2T) e Mateus Vital (Wallisson, aos 17 do 2T); Wesley e Arthur Gomes (Nikão, aos 17 do 2T). Técnico: Pepa

  • Gols: Madson, aos 41 do 1T; Pablo, aos 32, Fernandinho, aos 41 do 2T (Athletico-PR); Arthur Gomes, aos 7 e aos 36 do 1T; Wesley, aos 36 do 2T (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Arturo Vidal, aos 15 do 1T (Athletico-PR); Palacios, aos 21 do 1T; Rafael Cabral, aos 39, Wesley e Willian, aos 41 do 2T (Cruzeiro)
  • Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Estádio: Ligga Arena, em Curitiba
  • Data: sábado, 29 de julho de 2023
  • Horário: 16h
  • Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
  • VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
  • Público: 23.679
  • Renda: R$ 892.720,00
Compartilhe