CRUZEIRO

Como o Cruzeiro pode suprir a ausência de Wesley contra o Botafogo?

Artilheiro do Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro, Wesley está suspenso e não enfrentará o Botafogo
Foto do autor
Compartilhe

Grande problema do Cruzeiro nesta temporada, o pouco efetivo setor ofensivo celeste estará desfalcado neste fim de semana. Líder em participações em gols do time no Campeonato Brasileiro, o ponta Wesley está suspenso e não enfrenta o Botafogo na 18ª rodada.


O jogador de 24 anos é o artilheiro da equipe, com quatro gols, e ainda tem uma assistência na competição. Os são números similares aos de Bruno Rodrigues, que contribuiu com três tentos e dois passes nesta edição da Série A.

Wesley vive altos e baixos em 2023. Criticado por torcedores, o atacante foi vaiado na derrota por 1 a 0 para o Goiás, no Independência, em 23 de julho. No jogo seguinte, o Cruzeiro empatou por 3 a 3 com o Furacão, e o camisa 11 marcou um gol e deu uma assistência. Apenas seis dias separaram um acontecimento do outro.

Apesar de não ser unanimidade entre os cruzeirenses, Wesley atraiu olhares do futebol europeu nesta janela de inverno. O jornalismo turco Ekrem Konur, especializado em mercado de transferências, divulgou que o extremo entrou no radar da Udinese, equipe italiana que disputa a Serie A do Campeonato Italiano. A Raposa ainda não recebeu proposta oficial pelo jogador.

Janela de transferências movimenta ataque do Cruzeiro

Outro jogador que não enfrenta o Botafogo é Henrique Dourado. O centroavante não conseguiu render nas 13 oportunidades que ganhou com o técnico Pepa e deixou o Cruzeiro com apenas um gol. A saída do “Ceifador” foi oficializada nessa terça-feira (1/8), em publicação nas redes sociais do clube.

Este também pode ser o futuro de Bruno Rodrigues. Principal nome da equipe mineira em 2023, o atacante movimenta os bastidores celeste com a possibilidade de uma transferência para o Al-Taawon, da Arábia Saudita. Esta quarta-feira será decisiva para definir a situação do atleta, que tem 67% dos direitos econômicos ligados ao Tombense. Para mantê-lo no elenco, o Cruzeiro terá que apresentar uma nova proposta ao seu staff.

Pouco aproveitado ao longo do ano, o jovem atacante Juan Christian também deixará o Cruzeiro nesta semana. Ele estava emprestado até o fim do ano pelo clube-empresa Azuriz, do Paraná, mas será repassado em definitivo ao Vila Nova, de Goiás.

Quais são as opções para substituir Wesley diante do Botafogo?

O Cruzeiro enfrentará o Botafogo mais dominante da história neste domingo (6/8), a partir das 18h30, no Mineirão. A equipe alvinegra lidera o Brasileirão com 83,4% de aproveitamento em 17 jogos e tem ampla vantagem para o segundo colocado. Os cariocas estão com 43 pontos – retrospecto de 14 vitórias, um empate e dois derrotas.

Se permanecer no Cruzeiro, Bruno Rodrigues deverá ser titular na vaga deixada por Wesley. Pepa apostou no esquema tático 4-4-2 diante do Athletico-PR, e o camisa 11 foi titular ao lado de Arthur Gomes.

A escalação completa nesse jogo teve: Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva e Mateus Vital; Wesley e Arthur Gomes. Bruno, que é a peça mais valorizada do time, ficou de fora por conta de um problema no ombro esquerdo.

Se o jogador for vendido ao Al-Taawon, Pepa terá que pensar em uma nova solução para completar a formação. O jovem Stênio pode vir a ser acionado, assim como foi diante do Grêmio, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar de ter feito apenas um jogo, o meia-atacante Matheus Pereira também é uma opção viável.

Titular em 22 oportunidades nesta temporada, o centroavante Gilberto vem tendo cada vez menos chances nas últimas semanas. O baixo rendimento do atleta, que não marca gol desde a goleada por 4 a 0 sobre o América, em 14 de maio, foi um dos motivos que levaram o técnico celeste a mudar o esquema tático da equipe.

Veja os números das principais de ataque do Cruzeiro

  • Gilberto, centroavante: marcou 6 gols e deu 1 assistência em 28 jogos na temporada
  • Rafael Elias, centroavante: chegou nesta janela e ainda não estreou
  • Bruno Rodrigues, ponta: marcou 8 gols e deu 1 assistência em 30 jogos na temporada
  • Stênio, ponta: já realizou 18 jogos na temporada, mas ainda não participou de gols
  • Robert, ponta: subiu da base e realizou 2 jogos, mas ainda não participou de gols
  • Arthur Gomes, ponta: recém-contratado, marcou 2 gols em seu jogo de estreia
  • Paulo Vítor, ponta: recém-contratado, realizou apenas 3 jogos e ainda não participou de gols
  • Matheus Pereira, meia-atacante: recém-contratado, realizou apenas 1 jogo e ainda não participou de gols
Compartilhe