CRUZEIRO

Quem chegou, quem saiu: resumão do Cruzeiro na janela de transferências

Janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou nessa quarta-feira (/8); Cruzeiro se movimentou até o último instante
Foto do autor
Compartilhe

A janela de transferências do futebol brasileiro se encerrou nessa quarta-feira (2/8), e o Cruzeiro esteve ativo no mercado até o último instante para se reforçar para a sequência da temporada. Com sete chegadas e seis saídas, a Raposa fechou o elenco que vai disputar o restante da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro contratou três atletas para fortalecer o sistema defensivo. O lateral-direito Helibelton Palacios, ex-Elche, da Espanha, foi o primeiro anunciado. Depois, ainda acertou as chegadas do zagueiro João Marcelo, do Porto, por empréstimo de um ano, e do volante Lucas Silva, que rescindiu com o Grêmio.

A diretoria celeste concentrou esforços e fez investimentos mais pesados no setor ofensivo. O meia-atacante Matheus Pereira, do Al-Hilal, da Arábia Saudita, foi a contratação de maior impacto nesta janela, seguido por Arthur Gomes, ex-Sporting Lisboa, de Portugal.

O Cruzeiro conseguiu convencer os árabes a liberarem Matheus Pereira até junho de 2024, na condição de responsável pelo alto salário do jogador. O clube terá ajuda de um investidor para pagar os vencimentos do armador de 27 anos durante o período do vínculo. Ele receberá mais de R$ 1 milhão por mês.

Já a negociação por Arthur Gomes envolveu o pagamento de parte dos econômicos do atacante ao Sporting. O Cruzeiro se comprometeu a desembolsar R$ 16 milhões, de forma parcelada nos próximos anos.

Os outros reforços da Raposa para o ataque chegaram a custo zero. Paulo Vitor rescindiu com o Real Valladolid, também gerido por Ronaldo Fenômeno, e Rafael Elias deixou o Palmeiras. O Verdão manteve um percentual dos direitos econômicos do jovem de 24 anos para venda futura.

Reformulação no elenco do Cruzeiro

O Cruzeiro aproveitou o momento para reformular o elenco e abrir espaço na folha salarial para os sete reforços. As maiores movimentações de saídas ocorreram dias antes do fechamento da janela nacional.

Algumas negociações causaram rebuliço entre os torcedores. Alguns cruzeirenses não concordaram com a venda de Edu ao Coritiba e com o empréstimo de Neto Moura ao Mirassol.

Sem espaço com o técnico Pepa, o centroavante Henrique Dourado rescindiu seu contrato e ficou livre no mercado. Esses também foram os casos do zagueiro Reynaldo, que desfez seu vínculo e rapidamente assinou com o Coritiba, e do atacante Juan Christian, que fechou com o Vila Nova-GO.

Outro atleta que deixou a Toca da Raposa 2 foi Pedro Castro. O volante rescindiu contrato e tem conversas bem adiantadas para retornar ao futebol dos Emirados Árabes Unidos. Ele não disputou nenhuma partida com a camisa celeste nesta temporada.

É importante ressaltar que o Cruzeiro ainda pode anunciar mais saídas mesmo com a janela de transferências já fechada.

Quem chegou e quem saiu

Chegadas ao Cruzeiro

  • Helibelton Palacios (lateral-direito): rescindiu com o Elche e acertou até dezembro de 2025
  • Paulo Vitor (atacante): rescindiu com o Real Valladolid e acertou até junho de 2025
  • Lucas Silva (volante): rescindiu com o Grêmio e acertou até dezembro de 2024
  • Arthur Gomes (atacante): comprado do Sporting e assinou até dezembro de 2026
  • Matheus Pereira (meia-atacante): emprestado pelo Al-Hilal até junho de 2024
  • Rafael Elias (atacante): rescindiu com o Palmeiras e acertou até dezembro de 2026
  • João Marcelo (zagueiro): emprestado pelo Porto até junho de 2024

Saídas do Cruzeiro

  • Edu (atacante): vendido ao Coritiba e assinou até dezembro de 2024
  • Neto Moura (volante): emprestado ao Mirassol até o fim da Série B de 2023
  • Pedro Castro (volante): rescindiu e encaminhou a volta ao futebol dos Emirados Árabes Unidos
  • Juan Christian (atacante): rescindiu e acertou com o Vila Nova-GO até dezembro de 2024
  • Henrique Dourado (atacante): rescindiu e ficou livre no mercado
  • Reynaldo (zagueiro): rescindiu e acertou com o Coritiba até dezembro de 2025
Compartilhe