CRUZEIRO

Cruzeiro pressiona no Mineirão, mas fica no empate com líder Botafogo

Cruzeiro faz pressão, domina o Botafogo, mas não consegue sair do empate em jogo da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro tentou, tentou e tentou, mas não conseguiu vencer o Botafogo neste domingo (6/8). De volta ao Mineirão após um mês e meio, a equipe celeste empatou por 0 a 0 com a alvinegra, em partida da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este foi o primeiro resultado positivo da Raposa no estádio em 2023.

Mesmo estando de frente ao líder isolado da competição, o Cruzeiro jogou melhor nas duas etapas e esteve perto de abrir o placar em diversas oportunidades. Sinal positivo para os torcedores, que viram boas atuações dos recém-contratados Lucas Silva, Matheus Pereira e Arthur Gomes.

Classificações de Cruzeiro e Botafogo na Série A

Os mineiros agora têm 24 pontos e ocupam a 11ª posição da tabela. O Cruzeiro venceu seis, empatou seis e perdeu outros seis jogos neste primeiro turno do Brasileirão.

Já o Botafogo é o líder isolado da Série A, com incríveis 44 pontos – recorde histórico dos pontos corridos. O retrospecto do Glorioso é de 14 vitórias, dois empates e duas derrotas em 18 partidas.

O próximo compromisso do Cruzeiro é diante do Palmeiras, em 14 de julho (segunda-feira), a partir das 19h, no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Brasileirão. Dois dias antes, o Botafogo enfrenta o Internacional, às 21h, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Botafogo não incomoda o Cruzeiro no primeiro tempo

Sem poder contar com Wesley e Rafael Cabral, suspensos, além dos habituais desfalques por lesão, Pepa mandou a campo uma escalação diferente do esperado para o Cruzeiro. A principal novidade foi a estreia como titular do meia-atacante Matheus Pereira, contratação mais comentada da última janela de transferências celeste.

O camisa 96 ficou ‘na bronca’ com o árbitro Raphael Claus. Matheus caiu na área do Botafogo em disputa de bola com o lateral-esquerdo Marçal e pediu pênalti, mas a partida seguiu sem nenhuma marcação.

Quem se destacou com bons passes e lançamentos nesse começo de jogo foi Lucas Silva, que colocou companheiros em boas situações no ataque. Apesar dos esforços do volante cruzeirense, a equipe não levou grande perigo aos defensores do Botafogo. 

Foi em cabeçada do zagueiro Luciano Castán, em jogada de escanteio, que os mineiros conseguiram sua melhor finalização em todo primeiro tempo. O goleiro Lucas Perri teve de se esticar para impedir o time celeste de abrir o placar. 

As dificuldades do Botafogo estavam principalmente no setor ofensivo. Anderson, goleiro da Raposa, não precisou trabalhar nos 45 minutos antes do intervalo. Apesar do clima morno, o Cruzeiro se mostrou melhor em toda a etapa inicial.

Perri ‘faz milagres’ e impede o Cruzeiro de vencer o Botafogo

A Raposa começou o segundo tempo levando pressão ao Botafogo. Duas jogadas de Matheus Pereira incomodaram bastante a defesa do time alvinegro. Na primeira, Marçal afastou a bola de forma rasteira e a mandou para escanteio. Na segunda, Lucas Perri foi obrigado a defender uma boa cobrança de falta.

O Botafogo só conseguiu finalizar a gol aos 21 minutos da etapa final, em chute do meio-campista Matías Segovia, que parou facilmente nas mãos de Anderson. A ausência do centroavante Tiquinho Soares, substituído por conta de lesão no joelho esquerdo, foi bastante sentida pela equipe de Bruno Lage.

Lucas Perri se agigantou nos minutos finais do confronto. O goleiro de 1,97m fez duas grandes defesas consecutivas em lances do atacante Rafael Elias. O Cruzeiro fez muita pressão e tentou até o fim furar a defesa do Botafogo, a menos vazada do campeonato. Os mais de 44 mil torcedores reconheceram o esforço e exaltaram os jogadores ao término da partida.

CRUZEIRO 0 X 0 BOTAFOGO 

Cruzeiro 

Anderson; William (Palacios, aos 23’ do 2ºT), Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Mateus Vital, aos 18’ do 2ºT), Lucas Silva e Matheus Pereira (Nikão, aos 28′ do 2ºT); Arthur Gomes (Paulo Vitor, aos 24’ do 2ºT) e Gilberto (Rafael Elias, aos 18’ do 2ºT). Técnico: Pepa

Botafogo

Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Janderson, aos 26′ do 2ºT) e Eduardo (Danilo Barbosa, aos 46′ do 2ºT); Júnior Santos (Matías Segovia, no intervalo), Tiquinho Soares (Lucas Fernandes, aos 46’ do 1ºT) e Victor Sá (Carlos Alberto, aos 26′ do 2ºT). Técnico: Bruno Lage

  • Cartões amarelos: Luciano Castán (Cruzeiro); Lucas Fernandes e Marçal (Botafogo)
  • Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Data: domingo, 6 de agosto de 2023
  • Horário: 18h30
  • Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
  • Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
  • VAR: Rafael Traci (SC)
  • Público: 44.759
  • Renda: R$ 2.368.777,50
Compartilhe