CRUZEIRO

Aniversariante Ronaldo lembra início no Cruzeiro e agradece à torcida: ‘Acreditaram em mim’

Ex-proprietário do Cruzeiro, Ronaldo lembrou início da carreira e valorizou o apoio da torcida celeste
Foto do autor
Compartilhe

Nesta sexta-feira (20/9), o ex-jogador e empresário Ronaldo está completando 48 anos. Em celebração, o pentacampeão do mundo relembrou momentos da trajetória como jogador e destacou o apoio da torcida do Cruzeiro no início da carreira.

“A passagem pelo Cruzeiro foi fundamental para tudo o que aconteceu na minha carreira. Era muito jovem e estava buscando meu espaço no futebol, e foi no clube mineiro que comecei a entender o que significava ser um profissional”, disse Ronaldo à Betfair, casa de apostas da qual é embaixador.

O atacante chegou ao Cruzeiro em 1993, quando tinha 16 anos, após deixar o São Cristóvão, do Rio de Janeiro. Na declaração, ele valorizou a experiência na Raposa.

“Convivi com muitos jogadores experientes como Toninho Cerezo, Careca, Dida e o técnico Ênio Andrade. Tive muitos momentos marcantes, como minha primeira partida como profissional contra a Caldense e meu primeiro gol como profissional, contra o Belenenses”, continuou.

Ronaldo ainda valorizou o apoio dos torcedores cruzeirenses nos primeiros passos da carreira: “Tive uma recepção calorosa da torcida que, desde o início, sempre acreditou em mim. Ali aprendi muita coisa e levei dessa época: a importância do trabalho duro e a disciplina de ser um profissional de alto rendimento, além de aprender a lidar com a pressão desde cedo”.

Por fim, o ex-jogador destacou que o aprendizado na Raposa foi fundamental para toda a trajetória como atleta. “Esse início no Cruzeiro me deu a confiança necessária para encarar desafios maiores na Europa e na Seleção Brasileira. Sem dúvida, os primeiros passos em Minas foram a base para tudo que conquistei depois”, disse.

Ronaldo no Cruzeiro

Aos 16 anos, o atacante chegou ao Cruzeiro sob grande expectativa, mas correspondeu rapidamente. Foi o maior destaque da equipe celeste no Campeonato Brasileiro de 1993, marcando 12 gols em 14 partidas.

Na temporada seguinte, Ronaldo passou a se destacar ainda mais, mostrando desenvolvimento e chamando a atenção de clubes europeus. Dessa forma, acabou negociado com o PSV Endhoven, da Holanda, por U$6 milhões (cerca de R$33 milhões na cotação atual).

Em 47 partidas, atingiu a marca expressiva de 44 gols pela Raposa.

Após 28 anos, Ronaldo retomou a relação com o Cruzeiro ao se tornar sócio majoritário da SAF do clube, em dezembro de 2021. Em abril deste ano, no entanto, o ex-jogador vendeu a SAF da Raposa para o empresário Pedro Lourenço, dono do Supermercados BH.

Compartilhe