PALMEIRAS

Abel Ferreira pode ser denunciado pelo STJD por polêmica com jornalista no Mineirão

Abel Ferreira corre o risco de entrar na mira do STJD. Segundo a ESPN, imagens da polêmica já estão sob análise da procuradoria da entidade
Foto do autor
Compartilhe

Gazeta Press

Depois de tirar o celular das mãos do jornalista Pedro Spinelli, da TV Globo, após a partida entre Atlético-MG e Palmeiras, Abel Ferreira corre o risco de entrar na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Segundo a ESPN, imagens da polêmica já estão sob análise da procuradoria da entidade.

Assim sendo, o português pode responder no Tribunal pelo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O regimento prevê de um a seis jogos de suspensão por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.

A pena não é definitiva e e há possibilidade de acordo — como aconteceu com Jonathan Calleri, atacante do São Paulo. Após a final do Campeonato Paulista de 2022, o argentino derrubou no chão e danificou o celular de Felipe Goto, jogador do sub-15 do Palmeiras, na saída do Allianz Parque.

Denunciado também no art. 258, Calleri se se entendeu com o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo. O atacante pagou multa e pediu desculpas publicamente pelo ato de ira, mostrando-se disposto a arcar com o reparo do celular do garoto palmeirense.

Entenda a polêmica de Abel Ferreira

Na zona mista do Mineirão, Pedro Spinelli, produtor da TV Globo, filmava uma acalorada conversa entre o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, e o quarto árbitro da partida, Ronei Cândido Alves. Abel Ferreira se aproximou para conversar com integrante da equipe de arbitragem — segundo o português, para elogiá-lo por sua conduta.

Ao notar a gravação do ocorrido, Abel se dirigiu até o jornalista e tirou o celular de suas mãos. Tal ato foi filmado por outro integrante da imprensa, o repórter Henrique André, da Rádio Itatiaia.

Assim que percebe que está sendo filmado, o treinador do Palmeiras desiste de deletar a filmagem de Pedro Spinelli e passa a discutir com Henrique André.

Conduzido por um segurança do clube aos vestiários, Abel brada ao jornalista da Itatiaia. “O futebol brasileiro está assim por vossa culpa, por vossa responsabilidade”, repetiu várias vezes.

Compartilhe