COPA DO BRASIL

Juninho decide, América-MG bate Corinthians e abre vantagem na Copa do Brasil

América-MG venceu o Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Independência, em jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Foto do autor
Compartilhe

Em partida equilibrada, o América-MG contou com o capitão Juninho para decidir e venceu o Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira (5/7), no Independência, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O volante marcou ainda no primeiro tempo, enquanto o time paulista pressionou até o fim, mas parou em excelentes defesas do goleiro Mateus Pasinato.

Com o resultado, o Coelho leva vantagem para o duelo de volta, em São Paulo. A equipe mineira precisa de um empate para se classificar, ao passo que o Corinthians tem de vencer por dois gols de diferença. Caso os paulistas triunfem por um gol de vantagem, a decisão será nos pênaltis.

Em um primeiro tempo com mais posse de bola do Corinthians (62% a 38%), o América-MG se aproveitou de descuido do rival para sair na frente. Antes de abrir o placar, o alviverde viu o Timão chegar com perigo algumas vezes, porém contou com noite inspirada de Mateus Pasinato. Depois de marcar, o Coelho investiu nos contra-ataques, e o alvinegro perdeu um pouco do ritmo.

No segundo tempo, o América focou mais em se defender do que apostar em jogas rápidas de ataque. Além disso, contou com grandes intervenções de Mateus Pasinato, uma vez que o Corinthians pressionou até o fim – foram dez chutes no gol, contra quatro do alviverde.

O jogo de volta entre Corinthians e América na Copa do Brasil será no sábado, 15 de julho, às 16h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Agora, o Coelho volta as atenções para o jogo contra o Coritiba, neste sábado (8/7), às 18h30, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Corinthians encara o Atlético-MG, também no sábado, às 18h30, no Mineirão.

América-MG sai na frente

Os dois times começaram preocupados em trocar passes no meio de campo para trabalhar as jogadas. A posse de bola estava equilibrada. No entanto, o América-MG, apesar de se aproximar da área, perdia as chances por falta de capricho no último passe. 

O Timão parecia mais encaixado, conseguiu quebrar a linha de defesa americana mais vezes e colocou Pasinato para trabalhar. O número de tentativas animou a torcida, que começou a cantar mais alto para empurrar o time.

A torcida do Coelho respondeu após bom chute de Benítez, na entrada da área. Contudo, a oportunidade parou nas mãos de Cássio.  

Quando o jogo parecia ter esfriado, o América-MG foi certeiro. Após Adson cometer falta em Everaldo, a equipe americana aproveitou para realizar cobrança rápida. Lucas Kal enfiou para Juninho, que saiu por trás do zagueiro Gil na esquerda e chutou cruzado para abrir o placar: 1 a 0.

Após fazer 1 a 0, o América-MG cedeu posse de bola ao Corinthians, que manteve o controle. A equipe paulista pareceu sentir o gol e demorou para voltar a ameaçar o Coelho. No fim da etapa inicial, Pasinato efetuou pelo menos três boas defesas.

Pasinato em noite ‘iluminada’

O Corinthians voltou motivado para o segundo tempo. A equipe começou com força total e se aproximou da meta adversária com perigo, mas parou em Pasinato. O goleiro trabalhou bem e fechou o gol. O América-MG também desperdiçou chance inacreditável com Danilo Avelar, que recebeu de Juninho na pequena área, mas chutou para fora.

O técnico Vanderlei Luxemburgo proveu mudanças para renovar os ares na metade da segunda etapa. O time paulista retomou a confiança e foi inquieto. O Corinthians apostou em tentativas com Roger Guedes pela esquerda, mas não era o dia de sorte do atacante.

Em noite de gala, Pasinato deixou a torcida corintiana impaciente ao defender os chutes do adversário. De acordo com o SofaScore, o goleiro americano fez dez defesas na partida, cinco delas dentro da área. Quando não alcançou a bola, o camisa 14 contou com a sorte ao ver Roger Guedes carimbar a trave direita.

Na reta final do confronto, o alviverde se fechou ainda mais para assegurar a vantagem. Nos últimos minutos, os jogadores se mantiveram no campo de defesa. O Timão, apesar de muitas tentativas, não estava com ‘sorte’ e volta para casa mirando reverter o placar para se classificar.

AMÉRICA-MG 1 X 0 CORINTHIANS

América-MG

Mateus Pasinato; Marlon, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar (Nicolas aos 20 do 2T); Lucas Kal, Juninho, Benítez (Pedrinho aos 12 do 2T) e Martínez (Wanderson aos 32 do 2T); Everaldo (Felipe Azevedo aos 32 do 2T) e Mastriani (Aloísio aos 12 do 2T)
Técnico: Vagner Mancini

Corinthians

Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Fausto Vera (Maycon aos 32 do 2T) e Ruan Oliveira (Matheus Araújo aos 19 do 2T); Adson (Guilherme Biro aos 19 do 2T), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

  • Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
  • Estádio: Independência, em Belo Horizonte 
  • Gols: Juninho aos 31 do 1T
  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Kleber Lucio Gil (SC)
  • VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)
  • Cartões amarelos: Adson, Gabriel Moscardo, Marlon
  • Público: 7.141
  • Renda: R$ 318.010,00
Compartilhe