COPA DO BRASIL

Atlético-MG tem ‘traumas’ contra Corinthians, mas se apega a jogo histórico

Em meio ao retrospecto negativo, Galo viveu noite marcante no último encontro com o Timão num confronto mata-mata
Foto do autor
Compartilhe

Atlético-MG e Corinthians disputam, nesta quarta-feira (17/5), às 21h30, no Mineirão, o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em recuperação na temporada, o Galo tentará se valer da boa sequência para bater os paulistas, que vivem momento instável.

O melhor momento atleticano é um alento, visto que o retrospecto do Galo contra o Corinthians em jogos de mata-mata não é nada positivo. O time mineiro só levou a melhor em um dos sete confrontos que teve com o Timão em competições desse formato.

Apesar do histórico negativo, o torcedor do Atlético-MG tem um momento especial em confrontos eliminatórios contra o Corinthians para se apegar.

O último encontro entre as equipes foi nas quartas de final da Copa do Brasil de 2014, quando o Galo se recuperou de uma derrota no primeiro jogo para se classificar de forma emocionante e seguir na competição que conquistaria em final contra o arquirrival Cruzeiro.

Eliminações

Nos seis primeiros confrontos entre Atlético-MG e Corinthians em mata-matas, os paulistas foram perfeitos. Relembre:

Campeonato Brasileiro de 1990 – Quartas de final

Atlético-MG e Corinthians se enfrentaram nas quartas de final do Campeonato Brasileiro daquele ano. No jogo de ida, disputado no Pacaembu, em São Paulo, o Galo chegou a sair na frente, com gol de cabeça de Gérson, aos 15 minutos do primeiro tempo. Apesar de sair atrás, o Timão não se abalou e virou a partida, com dois gols de Neto, ambos marcados no segundo tempo.

No jogo da volta, empate sem gols no Mineirão – resultado que garantiu o Corinthians na semifinal. O time paulista se sagrou campeão daquela edição do torneio.

Campeonato Brasileiro de 1994 – Semifinal

Os clubes voltaram a se encontrar num mata-mata do Campeonato Brasileiro quatro anos depois, em 1994, desta vez na semifinal.

No jogo de ida, disputado no Mineirão, vitória atleticana após duas viradas. O Galo saiu na frente, o Timão virou para 2 a 1, mas o time mineiro não se abalou e buscou o 3 a 2. Reinaldo, três vezes, marcou os gols do Atlético-MG, enquanto Branco e Marcelinho Carioca deixaram o Corinthians vivo para o jogo de volta.

A partida decisiva foi disputada no Morumbi e terminou com vitória do Corinthians por 1 a 0, com mais um gol de Branco. Com o resultado, o Timão se classificou para final, vencida pelo rival Palmeiras.

Copa do Brasil de 1997 – Oitavas de final

Três anos depois, Atlético-MG e Corinthians voltaram a se enfrentar, desta vez pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Como de costume, a eliminatória foi bastante apertada. No jogo de ida, vitória dos paulistas no Morumbi por 1 a 0, com gol de Souza.

No Mineirão, o Galo chegou a abrir o placar, com Evair, mas não conseguiu segurar o resultado. Donizete empatou e classificou o Corinthians. Naquele ano, os paulistas foram eliminados pelo Grêmio na semifinal.

Campeonato Brasileiro de 1999 – Final

Em 1999, Corinthians e Atlético fizeram a grande final do Campeonato Brasileiro. Na primeira partida, no Mineirão, o Galo venceu por 3 a 2, com show de Guilherme, que marcou três vezes. Vampeta e Luizão descontaram para o Timão.

No segundo duelo, disputado no Morumbi, o Corinthians venceu por 2 a 0, com dois gols de Luizão, que viria a ser expulso no final da partida. A vitória dos paulistas forçou o terceiro jogo.

O confronto derradeiro foi disputado mais uma vez no Morumbi e terminou em 0 a 0, resultado que deu o título ao Corinthians.

Copa Libertadores de 2000 – Quartas de final

No ano seguinte, as equipes voltaram a se encontrar, dessa vez na Copa Libertadores. Na ida, jogada no Mineirão, empate por 1 a 1. Assim como em 1999, os gols foram de Luizão, para o Corinthians, e Guilherme, para o Galo.

Na volta, Edílson Capetinha e Ricardinho marcaram para o Corinthians. Guilherme até diminuiu, mas o Atlético-MG não conseguiu buscar o empate.

Naquele ano, o Corinthians viria a ser eliminado na fase seguinte pelo Palmeiras.

Campeonato Brasileiro de 2002 – Quartas de final

Em 2002, mais um confronto entre as equipes, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro. Mesmo fora de casa, o Corinthians não tomou conhecimento do Atlético-MG e aplicou uma sonora goleada, por 6 a 2, na ida. Deivid, com quatro gols, foi o grande destaque daquele encontro. Gil fez os outros tentos do Timão. Mancini e Michel marcaram para o Galo.

No jogo de volta, jogado no Morumbi, nova vitória do Corinthians, por 2 a 1. Guilherme, ex-Atlético-MG, e Marcinho fizeram para os paulistas, enquanto Mancini descontou para o Galo.

Naquele ano, o Corinthians foi até a final, mas perdeu o título para o Santos.

Classificação

Após 12 anos sem confrontos de mata-mata contra o Corinthians, o Atlético-MG reencontrou o velho algoz em 2014 e conseguiu quebrar o tabu de forma espetacular.

Copa do Brasil de 2014 – Quartas de final

A única classificação atleticana sobre o Corinthians teve grandes doses de emoção. No jogo de ida, vitória do Corinthians, por 2 a 0, na Neo Química Arena. Paolo Guerrero e Luciano fizeram os gols.

Na volta, apesar da desvantagem, o torcedor do Atlético-MG não desistiu e encheu o Mineirão. Porém, logo aos quatro minutos de jogo, Guerrero aproveitou falha da defesa atleticana para fazer 1 a 0 e tornar a missão atleticana quase impossível.

Mas para aquele Atlético-MG, que acreditava até o fim, nada parecia impossível. Luan, Guilherme, duas vezes, e Edcarlos, aos 41 minutos do segundo tempo, fizeram os quatro gols necessários para levar a equipe mineira para a semifinal com a goleada por 4 a 1.

Na continuação da competição, em mais uma partida de tirar o fôlego, o Atlético-MG venceu o Flamengo e se classificou para a final. Na grande decisão, duas vitórias sobre o arquirrival Cruzeiro e título inédito da Copa do Brasil.

Compartilhe