COPA DO BRASIL

Atlético-MG supera retranca e vence Corinthians na Copa do Brasil

Paulinho tem noite inspirada, Galo domina o Timão e sai do Mineirão com vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético-MG foi o dono do jogo, superou a retranca do Corinthians e venceu o duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil por 2 a 0, nesta quarta-feira (17/5). A vitória no Mineirão foi liderada por Paulinho, que marcou os dois gols e deixou o Galo em boa situação para o confronto de volta.

O primeiro tempo foi de aflição para os donos da casa, que tinham a posse de bola, mas pouco ameaçavam o gol do rival. O Galo voltou mais agressivo e intenso para a segunda etapa e contou com noite inspirada do camisa 10 para sair em vantagem no torneio.

Atlético-MG e Corinthians realizam o jogo de volta em 31 de maio, quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. O Galo pode perder por até um gol de diferença que ainda se classifica para as quartas de final.

Pelo Brasileiro, o Galo volta a campo no sábado (20), às 18h30, quando enfrentará o Coritiba no Couto Pereira, em Curitiba, pela sétima rodada. Já o Timão visitará o Flamengo, às 16h de domingo (21), no Maracanã. 

Atlético-MG x Corinthians: o jogo

O Atlético-MG dominou as ações no começo da partida, ainda que não oferecesse perigo ao gol de Cássio. O Corinthians, por sua vez, adotou uma postura reativa, com as linhas de marcação baixas. Nos primeiros 15 minutos, não houve sequer uma finalização no Mineirão. 

Empurrado pela torcida, o Galo criou as melhores oportunidades pela direita, com Pavón, Hulk e Zaracho, e com cruzamentos do lado oposto. Ainda assim, faltava objetividade e chutes ao gol. 

Pouco antes do fim do primeiro tempo, Hyoran teve a melhor chance do Atlético-MG, mas finalizou por cima. Pouco interessado em ficar com a bola, o Corinthians assustou os mandantes apenas uma vez, com Róger Guedes, em jogada que não foi validada por impedimento.

O time alvinegro teve 75% da posse nos 45 minutos iniciais e foi dominante durante todo o tempo contra os paulistas. No entanto, a falta de criatividade na frente fez com que a equipe não balançasse a rede.

Segundo tempo

O roteiro continuou o mesmo no início do segundo tempo: o Atlético-MG com o domínio de jogo, e o Corinthians retraído. Paulinho, pelo lado dos mandantes, e Fausto Vera, dos visitantes, desperdiçaram boas oportunidades no ataque. 

A retranca corintiana foi superada pelo Galo apenas aos 21′ do 2ºT. Pavón recebeu na direita e cruzou rasteiro para Paulinho bater Fagner e empurrar a bola para abrir o placar: 1 a 0.

O camisa 10 alvinegro teve nova chance cinco minutos depois, mas parou em bela defesa de Cássio.

Após sofrer o gol, o time de Vanderlei Luxemburgo viu o Atlético-MG recuar a marcação e conseguiu trocar passes por mais tempo pela primeira vez na partida.

O esboço da reação durou pouco tempo, e o Galo voltou a marcar aos 34′, novamente com Paulinho. Hulk lançou, Rubens escorou de cabeça, e o camisa 10 completou de primeira: 2 a 0.

Nos minutos finais da partida, restou ao Atlético-MG segurar o placar. Fim de jogo com festa alvinegra no Mineirão.

Atlético-MG 2 x 0 Corinthians

Atlético
Everson; Mariano, Jemerson, Nathan e Rubens (Dodô, aos 39′ do 2ºT); Battaglia, Pavón, Zaracho e Hyoran (Patrick, aos 35′ do 2ºT); Paulinho (Vargas, aos 35′ do 2ºT) e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet

Corinthians
Cássio; Fagner, Murillo, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon (Giuliano, aos 20′ do 2ºT) e Paulinho; Wesley (Barletta, aos 20′ do 2ºT), Róger Guedes e Yuri Alberto
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: Paulinho, aos 21′ do 2ºT, e aos 34′ do 2ºT
Cartões amarelos: Nathan; Maycon e Fábio Santos

Motivo: ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 17/5/2023 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

Público: 48.112
Renda: R$ 1.954.935,25

Acesse também o Portal UAI.

Compartilhe