Ídolo do Grêmio, Renato Gaúcho teve curta passagem como jogador pelo Cruzeiro, mas ficou na história celeste. Nesta quarta-feira (17/5), o treinador comanda o Tricolor em confronto com a Raposa pelas oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Em coletiva de imprensa antes da partida, ele recordou a passagem pelo clube mineiro, de setembro a dezembro de 1992, com 18 gols marcados em 18 jogos, além de dois títulos conquistados – Campeonato Mineiro e Supercopa da Libertadores.
“Que média [de gols], hein? Eu me sinto feliz por ter feito história em um grande clube como o Cruzeiro, mas fiz mais história aqui no Grêmio. É um clássico do futebol brasileiro. São os dois clubes que mais ganharam a Copa do Brasil. Agora, estamos novamente frente a frente”, declarou Renato, citando as 11 taças conquistadas pelos clubes no torneio – seis do Cruzeiro e cinco do Grêmio.
Renato também valorizou a força do Cruzeiro com o técnico Pepa no comando. Com o português, a equipe celeste chegou ao quarto lugar do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio, oscilante na temporada, é o 11º da Série A.
“O Cruzeiro vem muito bem, subindo de produção a cada partida, mas é Copa do Brasil. É uma partida de 180 minutos, e quem errar menos vai levar, pode ter certeza. O Cruzeiro quer passar para a próxima fase? Sim. O Grêmio, também. Eles vão fazer de tudo para passar, assim como nós estamos fazendo tudo para passar de fase”, concluiu.
Raio-X de Renato Gaúcho no Cruzeiro
- Atuou no clube de setembro a dezembro de 1992
- 18 jogos
- 18 gols (média de 1 por partida)
- Campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores
- Campeão Mineiro
- 4 jogos pela Seleção Brasileira como jogador do Cruzeiro
- 3 gols pela Seleção Brasileira como jogador do Cruzeiro
- Leia também o Portal Uai e o Estado de Minas