Quando se enfrentaram no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em 17 de maio, o Cruzeiro estava em melhor fase na temporada que o Grêmio. Passados 12 dias, a situação mudou um pouco, e os gaúchos ultrapassaram os mineiros na tabela do Campeonato Brasileiro.
A partida de volta entre Raposa e Tricolor será nesta quarta-feira (31/5), às 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O primeiro jogo foi disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e terminou empatado em 1 a 1. Portanto, o time que vencer em Minas avança. Nova igualdade leva a disputa para os pênaltis.
Momento do Cruzeiro
Após o confronto com o Grêmio, o Cruzeiro teve dois compromissos pelo Brasileirão. Em 22 de maio, recebeu o Cuiabá na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e perdeu por 1 a 0. Esse foi o pior jogo da equipe sob o comando do técnico Pepa, contratado em março. Pouco inspirado, a equipe foi inoperante no ataque e ainda levou sufoco do Dourado na parte defensiva.
Contra o Flamengo, nesse sábado, no Maracanã, a Raposa ficou no 1 a 1. O Cruzeiro abriu o placar no início da partida, mas levou o empate ainda no primeiro tempo. A atuação celeste foi bastante consistente e poderia ter sido convertida em vitória, principalmente na etapa final.
Ao final da sexta rodada – antes do jogo de ida -, o Cruzeiro estava em quarto lugar na Série A. Os dois jogos seguidos sem vencer fizeram o time cair duas posições na tabela – atualmente está em sexto, com 13 pontos.
Nesse meio tempo, a Raposa sofreu com desfalques por desgaste ou lesões. O volante Ramiro, que era titular absoluto na formação de Pepa, é a principal baixa. Ele sofreu grave entorse no joelho direito e está de fora de todo o restante da temporada.
Momento do Grêmio
Nas últimas duas rodadas do Brasileirão, o Grêmio obteve importantes vitórias sobre Internacional e Athletico-PR. Com a sequência positiva, a equipe alcançou os 14 pontos e saltou da 11ª para a quinta colocação do campeonato.
No clássico contra o Colorado, disputado em 21 de maio, o Tricolor venceu por 3 a 1, em jogo marcado por um golaço do centroavante Luis Suárez. Já o triunfo por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, nesse sábado, na Arena da Baixada, marcou um grande feito dos gaúchos: o Furacão estava há mais de sete meses invicto em casa.