COPA DO MUNDO FEMININA

Tamires cita início no Galo e destaca evolução do futebol feminino em Minas

Lateral do Corinthians e da Seleção Brasileira nasceu em Caeté-MG, passou pelo futebol paulista no início de carreira e jogou no Atlético-MG aos 18 anos
Foto do autor
Compartilhe

Um das destaques da Seleção Brasileira rumo à Copa do Mundo Feminina, Tamires citou a passagem pelo Atlético-MG ao relembrar detalhes dos seus primeiros passos na carreira. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, a lateral mineira, nascida em Caeté, também destacou a evolução do futebol feminino em Minas Gerais. 

Lateral-esquerda do Corinthians, Tamires foi um dos nomes do Brasil na goleada por 4 a 0 sobre o Chile no amistoso no domingo (2/7), no Mané Garrincha, em Brasília. Após o jogo, a atleta contou como foram os seus primeiros passos no futebol feminino, ainda no interior de Minas.

“Eu comecei a jogar futebol aos 11 anos em Caeté, onde nasci, e joguei em Sabará, João Monlevade, Barão de Cocais, onde foi a minha formação até os 15 anos. Depois, fui para São Paulo e via o futebol mineiro ainda muito devagar. [Na época], não tinha times de campo, só tinha equipes de futsal, que jogavam o JIMI (Jogos do Interior de Minas) e só depois que começaram a ter os jogos escolares”, contou a lateral da Seleção Brasileira

Mesmo rumando ao estado de São Paulo, Tamires retornou a Minas e defendeu o Galo. Ela citou o time alvinegro, elogiou o projeto da época e falou sobre os clubes mineiros. Com a ascensão do América-MG, os três grandes de Belo Horizonte disputarão a Série A do Brasileiro Feminino juntos pela primeira vez em 2024.

“Eu fiz o início da minha carreira em São Paulo e com 18 anos fui para o Atlético-MG, onde teve um projeto bem legal com o técnico Wellison Bitencourt. Depois foi crescendo aos poucos e, hoje, a gente vê o Cruzeiro, o América-MG e o Atlético-MG desenvolvendo excelentes trabalhos já na Série A do Brasileirão” 

Tamires, atleta do Corinthians

Evolução do futebol feminino em Minas Gerais

A lateral do Corinthians também ressaltou que outras mineiras acabaram construindo trajetória semelhante à dela nos últimos anos: deixar o estado em direção a oportunidades melhores. Por isso, a evolução do futebol feminino em Minas é essencial para, inclusive, realizar o sonho de algumas atletas.

“Fico muito feliz por Minas Gerais estar pensando o futebol feminino de forma contínua, com planejamento a longo prazo, porque tenho certeza que muitas meninas têm o sonho de jogar no seu estado. Sei disso porque vejo muitas mineiras em São Paulo pois não tinham oportunidade de jogar no seu estado”. 

Tamires, jogadora nascida em Caeté

Tamires pediu o apoio dos mineiros na Copa do Mundo Feminina. Ela ainda fez questão de destacar a importância do apoio por parte da Federação Mineira de Futebol (FMF) às equipes do estado.

“Mas agora, com este futebol crescendo, com essas oportunidades se encaminhando, a gente vai ver um Campeonato Mineiro cada vez mais forte. Espero que a Federação Mineira possa ajudar o futebol feminino, que é muito importante contar com o trabalho deles”, disse.

Compartilhe