COPA DO MUNDO FEMININA

Estrela da Seleção da Espanha inspirou música do Skank

Meia-atacante da Espanha, Alexia Putellas foi inspiração de música do Skank após marcar golaço na final da Copa da Rainha em 2013

Compartilhe
google-news-logo

“Menina mulher da pele branca. Com a classe de quem sabe a arte de jogar bem futebol. A bela da tarde com charme encanta”. A famosa letra do Skank tem uma inspiração inusitada e uma ligação direta com o futebol feminino. A história da canção chamada “Alexia” começa em 2013 e surgiu com a meia-atacante do Barcelona e da Seleção da Espanha Alexia Putellas.

A música foi lançada em 2014 e pertence ao álbum “Velocia”. A grande inspiração da canção surgiu após um golaço marcado por Alexia na final da Copa da Rainha, em jogo contra o Zaragoza, em julho de 2013.

A jogadora do Barcelona, na época com 19 anos, recebeu lançamento no meio das defensoras, driblou a goleira e mandou para o fundo das redes para anotar o terceiro gol da vitória por 4 a 0.

Em parceria com Nando Reis, o Skank prestou homenagem ao gol da espanhola – atual melhor jogadora mundo na eleição da Fifa – e também exaltou Messi, a cidade de Barcelona e os artistas espanhóis Miró e Gaudí na letra da canção.

Ao No Ataque, o compositor e tecladista da banda, Henrique Portugal, revelou detalhes do processo de produção da música.

“É inspirada nela sim. Ela era muito nova, tinha feito um gol espetacular, em um jogo do Barcelona. O Fernando Furtado (empresário) mostrou para o Samuel, na época a gente estava fazendo o disco e acabou saindo uma parceria do Samuel com o Nando Reis.”

Ele conta que o grupo viajou a Barcelona para encontrar com Alexia antes do lançamento do disco: “O interessante é que a gente foi para Barcelona e nos encontrarmos com a Alexia e não lembro se com a mãe ou tia dela, porque ela era muito nova. Quase oito anos atrás. Ela era um grande promessa e se tornou uma realidade”.

Skank e o futebol

A relação do Skank com futebol não é recente. A banda mineira tem clipe gravado no Mineirão – da música “É uma partida de futebol” – e conta com integrantes fanáticos pelo esporte.

O vocalista Samuel Rosa e Henrique Portugal são torcedores ferrenhos do Cruzeiro e já participaram de várias ações do clube celeste. O baterista Haroldo Ferretti e o baixista Lelo Zaneti, por sua vez, são atleticanos.

Na época de lançamento da canção, Alexia ainda não tinha ganhado evidência no futebol feminino. Quase 10 anos depois do gol na final da Copa da Rainha, a jogadora acumula prêmios individuais e coletivos pelo Barcelona – além de ser figura de referência para a Seleção da Espanha na Copa do Mundo.

Ela faturou a Bola de Ouro de 2021 e 2022, se tornando a única mulher a atingir tal feito.

“O sucesso é dela, da competência dela, do que ela construiu ao longo dos anos. Pra gente que gosta de futebol, antigamente a gente via no Mineirão preliminar do time de juniores. Você via jogando os próximos craques. Nesse ponto, o Fernando, que é torcedor fanático do Barcelona, teve a visão e mostrou pra gente. Acabou virando musica. Sinal que a gente realmente gosta de futebol, que a nossa relação com o futebol é uma grande paixão. Ela é craque”

Henrique Portugal, músico do Skank

Alexia Putellas ergue o troféu da Bola de Ouro na cerimônia em Paris, em outubro de 2022 – Foto: Franck Fife/AFP

Alexia Putellas na Copa do Mundo

Em 2023, Alexia ficou afastada dos gramados em razão de lesão no ligamento do joelho, que a fez perder a Eurocopa.

A estrela da Seleção da Espanha voltou a atuar há cerca de dois meses. Na Copa do Mundo da Austrália, na estreia contra a Costa Rica, a meia-atacante iniciou no banco de reservas, mas entrou no segundo tempo da vitória por 3 a 0.

No segundo jogo da Fúria na competição, goleada por 5 a 0 sobre a Zâmbia, ela já foi titular, assim como no duelo com o Japão (derrota das europeias por 4 a 0).

Putellas ainda não marcou gol no Mundial disputado na Oceania.

Neste sábado (5/8), a Espanha enfrenta a Suíça, às 2h (de Brasília), no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, em jogo pelas oitavas de final da Copa.

Compartilhe
google-news-logo