COPA DO MUNDO FEMININA

Visita da Fifa analisa se Mineirão pode receber jogos da Copa do Mundo Feminina 2027

Belo Horizonte é uma das 12 cidades candidatas a sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil
Foto do autor
Compartilhe

Candidato a receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil, o Mineirão recebeu a visita de uma delegação da Fifa, nessa segunda-feira (30/9). A equipe avaliou a operação do estádio, mas também analisou como o torneio pode impactar a cidade.

A comissão é liderada por Rhiannon Martin, diretora da Copa do Mundo Feminina da Fifa, e está percorrendo as 12 cidades candidatas. Infraestrutura e transporte também são pontos observados pela delegação.

Além de Belo Horizonte, são elas: Belém (Estádio Mangueirão), Brasília (Estádio Nacional), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).

“Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o local é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Examinaremos em detalhes a configuração técnica e tecnológica, as áreas de venda de ingressos e hospitalidade e os sistemas de transporte. Parte da avaliação será o custo da realização do torneio nas possíveis cidades-sede e a receita que poderá ser gerada”, detalhou Rhiannon Martin, ao Mineirão.

Para sediar a Copa do Mundo, é necessário um mínimo de oito estádios. Em novembro, especialistas da Fifa retornarão ao Brasil para avaliar as instalações de treinamento e hotéis para as equipes. A previsão é que as cidades-sede sejam anunciadas no início de 2025.

Além dos critérios técnicos, as cidades-sedes serão escolhidas de acordo com as possibilidades de desenvolvimento do futebol feminino:”Outro aspecto importante que nos interessa é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar um impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol”, completou Rhiannon Martin.

Por parte do Mineirão, há a certeza de que o estádio está pronto para receber o torneio. “Nós já temos uma estrutura no padrão Fifa e toda a expertise necessária para receber competições internacionais. A visita foi importante para atualizar as informações do estádio e sanar eventuais dúvidas. Estamos preparados e de braços abertos para a Copa do Mundo Feminina”, afirmou Samuel Lloyd, diretor da arena.

Compartilhe