Com os dois gols marcados na goleada do América sobre o Colo-Colo, do Chile, por 5 a 1, no Independência, o atacante Gonzalo Mastriani subiu posições na lista de artilheiros da Copa Sul-Americana. Agora, o uruguaio é o segundo jogador que mais balançou as redes na competição ao lado de Eduardo Sasha, do Bragantino. Ambos marcaram cinco vezes. O artilheiro é Federico Santander, do Guaraní, do Paraguai. Ele tem seis gols.
O detalhe é que Gonzalo Mastriani e Eduardo Sasha vão se enfrentar nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O América garantiu a classificação nos playoffs ao bater o Colo-Colo. O Bragantino, por sua vez, avançou direto para as oitavas após a fase de grupos. Isso porque o time paulista ficou em primeiro no Grupo C. O Coelho foi o segundo colocado do Grupo F e, por isso, teve que passar pelos playoffs.
Os jogos de ida e volta entre América e Bragantino pelas oitavas da Copa Sul-Americana acontecerão nas duas primeiras semanas de agosto. As datas e horários exatos ainda serão definidos pela Conmebol.
Gols de Mastriani
Gonzalo Mastriani participou de todos os jogos disputados pelo América na Sul-Americana. Em oito partidas, ele balançou as redes cinco vezes.
O centroavante uruguaio marcou dois gols na goleada sobre o Peñarol, do Uruguai, por 4 a 1, no Independência, na primeira rodada da fase de grupos.
Na quarta rodada, Mastriani fez um gol na derrota para o Defensa y Justicia, da Argentina, por 3 a 2, no Horto. Para fechar a conta, já nos playoffs, Mastriani anotou dois gols na vitória sobre o Colo Colo, do Chile, por 5 a 1, novamente em casa.
Mastriani no América
Mastriani chegou ao América em agosto de 2022, vindo do Barcelona de Guayaquil, do Equador, em uma negociação que girou em torno de US$ 1,2 milhão por 50% dos direitos econômicos – pouco mais de R$ 6 milhões. Em seu primeiro ano no Coelho, quase sempre como suplente, marcou um gol em 11 jogos no Campeonato Brasileiro, além de colaborar com uma assistência.
Neste ano, além dos cinco gols na Sul-Americana, Mastriani balançou as redes duas vezes na Série A no empate com o Atlético (2 a 2), no Mineirão, pela 13ª rodada. O uruguaio também marcou um gol pela Copa do Brasil: na derrota para o Corinthans (3 a 2), na Neo Qímica Arena, no jogo de volta das oitavas de final.
O atacante americano rodou bastante no mundo da bola. No Uruguai, foi revelado no Cerro e passou por Rentistas, Sud América e Boston River. Na Europa, esteve a serviço de Crotone (Itália), Gorica (Eslovênia) e Olhanense (Portugal). No México, vestiu as camisas de Tampico Madero e Alebrijes. No Equador, além do Barcelona, jogou no Guayaquil City.