Próximo adversário do Atlético-MG na Copa Libertadores, o Alianza Lima, do Peru, encerrou uma verdadeira “maldição” no torneio continental em 2023. A equipe peruana estava há mais de 10 anos sem vencer um jogo pela competição.
No último dia 20 de abril, o Alianza Lima venceu o Libertad, por 2 a 1, no Paraguai, pela segunda rodada do Grupo G da Copa Libertadores. Os gols marcados por Aldair Rodríguez e Pablo Sabbag encerraram um jejum que perdurava desde 2012 na Libertadores.
A última vitória do Alianza Lima no torneio havia acontecido no dia 13 de março de 2012. Pela fase de grupos daquela edição, os peruanos bateram o Nacional, do Uruguai, por 1 a 0.
Daquele confronto até o fim do tabu, os números do Alianza na Libertadores foram péssimos. O clube somou impressionantes 26 derrotas e quatro empates nos 30 jogos que disputou nesse período.
Nas edições de 2018, 2019, 2020 e 2022, o Alianza Lima terminou a fase de grupos com a mesma campanha: cinco derrotas e um empate. A de 2023, que conta com um empate e uma vitória, já supera todas as anteriores.
Após o fim da “maldição” dos peruanos, o Atlético-MG enfrenta o Alianza às 21h30 dessa quarta-feira (3/5), no Independência, em Belo Horizonte. O Galo, que perdeu os dois primeiros compromissos no Grupo G da Libertadores, precisa de uma vitória para seguir sonhando com a classificação às oitavas de final.