Principal jogador do Atlético-MG, o atacante Hulk voltou a desperdiçar um pênalti decisivo com a camisa preta e branca. Desta vez, o erro em penalidade aconteceu no duelo contra o Alianza Lima, do Peru, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, Hulk cobrou pênalti cruzado, à meia altura, e viu o goleiro Campos, da equipe peruana, fazer boa defesa. O lance aconteceu quando a partida estava empatada em 0 a 0.
Este foi o sexto erro de pênalti de Hulk em 34 cobranças pelo Atlético-MG. Em termos percentuais, o atacante converteu 83% das oportunidades que teve na marca da cal das grandes áreas.
A “sorte” do camisa 7 na noite da última quarta-feira (3/5) foi a atuação decisiva de Igor Gomes. O meio-campista marcou dois gols e garantiu a vitória alvinegra por 2 a 0 sobre o Alianza Lima no Grupo G da Libertadores.
Todas as penalidades perdidas por Hulk foram em situações decisivas para o Galo. Fosse em uma disputa de pênaltis, em um mata-mata ou em um momento para colocar a equipe mineira à frente do placar.
Pênaltis perdidos por Hulk no Atlético-MG
- 20/7/2021 – Atlético-MG 0 x 0 Boca Juniors – disputa de pênaltis nas oitavas da Libertadores
- 21/9/2021 – Palmeiras 0 x 0 Atlético-MG – jogo de ida da semifinal da Libertadores
- 28/6/2022 – Emelec 1 x 1 Atlético-MG – oitavas da Libertadores
- 12/3/2023 – Athletic 1 x 0 Atlético-MG – semifinal do Campeonato Mineiro
- 1/4/2023 – América 2 x 3 Atlético-MG – final do Campeonato Mineiro
- 3/5/2023 – Atlético-MG x Alianza Lima – fase de grupos da Libertadores
Considerando apenas a Copa Libertadores, o aproveitamento de Hulk nos pênaltis não é positivo. Foram quatro acertos e quatro erros, traduzidos em um rendimento de 50%.
As penalidades convertidas pelo camisa 7 no torneio continental foram: contra América de Cali (vitória na fase de grupos de 2021), Emelec (volta das oitavas de 2022), Palmeiras (duas vezes: na ida e na disputa de pênaltis da volta, pelas quartas).
Criticado pelo aproveitamento recente nos pênaltis, Hulk ostenta crédito de sobra com a torcida do Atlético-MG. Ídolo do clube mineiro, neste início de ano, o atacante tem 16 gols e três assistências em 20 jogos.