Foi sofrido e com emoção, mas o Atlético-MG contou com noite decisiva de Paulinho para vencer o Athletico-PR por 2 a 1 nesta terça-feira (23/5), no Mineirão, pela quarta rodada da Copa Libertadores. O resultado deixa a equipe em situação mais tranquila no torneio continental.
O time mineiro fez um bom primeiro tempo, teve boas oportunidades, mas não conseguiu balançar a rede. No segundo, Hyoran chegou a acertar a trave, mas foi o Athletico-PR quem saiu na frente, com Alex Santana. Paulinho empatou aos 23′ e deixou o Atlético-MG na frente aos 42′, em jogadas de oportunismo.
Com a vitória, o Galo está em segundo lugar no Grupo G, com seis pontos, um a menos que o líder Ahtletico-PR. O terceiro é o Libertad, do Paraguai, que também chegou a seis ao bater o Alianza Lima, fora de casa, por 2 a 1. Em contrapartida, os peruanos estão na lanterna, com quatro.
Próximos jogos de Atlético-MG e Athletico-PR
O Atlético-MG volta a campo no domingo (28), às 18h30, quando enfrentará o Palmeiras, novamente no Gigante da Pampulha, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, a próxima partida será contra o Alianza Lima, em 6 de junho, terça-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru.
Já o Athletico-PR visitará o Grêmio no sábado (27/5), às 16h, na Arena da Baixada, pela Série A. O time paranense encara o Libertad na próxima rodada do torneio continental. A partida também será em 6 de junho, mas às 19h, na Arena da Baixada.
Atlético-MG x Athletico-PR: o jogo
Os primeiros minutos foram de muita disputa no meio de campo, com ambos os times errando passes simples. Pressionado, o Atlético-MG manteve maior posse, mas via os jogadores ‘desligados’ na partida.
A partir dos 13’, o Galo começou a controlar a partida. Assim como em outros duelos, a maioria das jogadas se passava pelo lado direito do ataque, que resultou em boas chances para Paulinho.
O Atlético-MG seguia como dono do jogo, mas sem criar grandes oportunidades. Defensivamente, pouca sofria contra o Furacão, que tentava explorar os contra-ataques.
O cenário continuou o mesmo até o fim do primeiro tempo. O alvinegro teve mais 70% de posse de bola, e, apesar de ameaçar pouco o Furacão, foi melhor nos 45 minutos iniciais.
Na volta do segundo tempo Hyoran teve boa oportunidade, mas acertou a trave. Aos 5’, Canobbio escorou para Pablo, que finalizou de primeira. Everson defendeu, mas a bola sobrou na pequena área, quase em cima da linha, para Alex Santana marcar: 1 a 0.
A estratégia do Furacão era deixar os zagueiros do Atlético-MG livres para avançar com a bola, mas sem opções para passe. Diante disso, o time mineiro até tentou um chute ou outro de fora da área, mas sem sucesso.
Apesar de não estar no melhor momento na partida, o Atlético-MG ‘encontrou’ um gol com Paulinho, que aproveitou bate-rebate na zaga do Furacão e marcou: 1 a 1.
O camisa 10 não parou por aí. Aos 43′, recebeu cruzamento de Igor Gomes na pequena área e marcou de cabeça para dar a vitória ao Atlético-MG: 2 a 1.
Atlético-MG 2 x 1 Athletico-PR
Atlético-MG
Everson; Mariano (Saravia, aos 18’ do 2ºT), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Patrick, aos 18’ do 2ºT); Battaglia, Pavón (Vargas, aos 37′ do 2ºT), Zaracho e Hyoran (Igor Gomes, aos 18’ do 2ºT); Paulinho (Edenilson, aos 43′ do 2ºT e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
Athletico-PR
Bento; Madson, Pedro Henrique (Matheus Felipe, aos 40′ do 2ºT), Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura, Erick (Alex Santana, aos 43’ do 1ºT) e Christian (Vitor Bueno, aos 22’ do 2ºT); Canobbio, Pablo (Willian, aos 39′ do 2º) e Vitor Roque (Tomás Cuello, no intervalo)
Técnico: Paulo Turra
Gols: Alex Santana, aos 5’ do 2ºT; Paulinho, aos 23’ do 2ºT, e aos 42′ do 2ºT
Cartões amarelos: Battaglia, Mariano, Pavón; Thiago Heleno, Pablo, Terans, Madson, Canobbio;
Motivo: quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data: 23/5/2023 (terça-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Sebastian Vela (COL)
VAR: Angelo Hermosilla (CHI)
Público: 39.683
Renda: R$ 2.224.937,50