COPA LIBERTADORES

Atlético-MG arranca empate com Libertad e avança na Libertadores

Galo confirmou avanço às oitavas em noite pouco inspirada no Paraguai; gol de Igor Gomes tranquilizou situação no segundo tempo
Foto do autor
Compartilhe

Com certa dose de sofrimento e uma atuação abaixo do que pode produzir, o Atlético-MG se classificou às oitavas de final da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira (27/6), no histórico Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, o Galo arrancou um empate por 1 a 1 com o Libertad e garantiu vaga na próxima fase do torneio continental. O gol alvinegro na partida foi marcado pelo meio-campista Igor Gomes.

Foram duas derrotas nos dois primeiros compromissos pela Libertadores. A situação chegou a ficar preocupante, mas a reabilitação veio com três vitórias consecutivas na chave.

Nesta terça-feira, os atleticanos se viram assustados quando Bareiro marcou para o Libertad e ameaçou o avanço do time mineiro. No entanto, com um contra-ataque preciso, o Galo garantiu passagem à próxima fase da competição.

Com o resultado, o Atlético-MG fechou a fase de grupos da Libertadores na segunda colocação do Grupo G, com dez pontos. Os jogos das oitavas de final serão realizados nas semanas dos dias 2 e 9 de agosto. O time mineiro conhecerá o próximo adversário no torneio continental por meio de sorteio.

Agora, o Galo volta a focar na Série A do Campeonato Brasileiro. Às 16h do próximo domingo (2/7), o Atlético-MG receberá o rival América-MG no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da competição nacional.

Libertad x Atlético-MG

O Galo iniciou a partida assumindo o protagonismo a partir do controle da posse de bola e da precisão nos desarmes para conservá-la. Em termos de posicionamento, na fase ofensiva, Zaracho e Edenilson se alinhavam no meio de campo, enquanto Paulinho e Pavón tentavam se aproximar de Hulk por dentro.

Em algumas oportunidades, o Atlético-MG forçava bolas longas para tentar chegar ao setor ofensivo com maior velocidade. Os homens de frente, no entanto, tinham dificuldades para reter a posse nesses lances.

Com o decorrer dos primeiros minutos, o jogo no Paraguai se tornou mais equilibrado. O Libertad administrava a posse de bola, mas encontrava problemas para superar o bloco defensivo alvinegro e pouco ameaçava. As melhores chegadas dos mandantes se davam por meio de bolas longas, que encontravam as costas da última linha com alguma frequência.

Aos 22 minutos, o time paraguaio criou a primeira grande chance da partida. O zagueiro Barboza teve espaço e decidiu arriscar de muito longe. Com um chute preciso, obrigou excelente intervenção de Everson.

O Libertad crescia no jogo, empurrando o Galo para trás e gerando perigo. Com liberdade na entrada da área, Sanabria também teve chance de marcar para os donos da casa, mas viu finalização de média distância ir para fora, “tirando tinta” da trave.

Ao Atlético-MG, faltavam aproximação e precisão nos passes. O time de Felipão se via improdutivo até mesmo para engatar contra-ataques, aproveitando espaços deixados pelo Libertad.

A baixa produtividade alvinegra foi constatada nos números. No primeiro tempo, foram 11 finalizações do time paraguaio contra apenas uma do Galo.

Segundo tempo

A etapa complementar teve início com muitas alternâncias na posse de bola. Com vantagem na disputa por uma vaga nas oitavas de final, o Atlético-MG priorizava a consistência defensiva e se defendia em um bloco mais baixo. O problema para puxar contra-ataques, de toda forma, persistia.

Aos 9 minutos, após sobra de bola dividida na grande área, Villalba finalizou com muito perigo por cima da meta defendida por Everson. Pouco depois, Roque Santa Cruz cabeceou para defesa do goleiro atleticano.

A insistência do Libertad deu resultado aos 15 minutos. Em jogada de ultrapassagem pelo lado direito da defesa do Galo, Giménez foi acionado com muita liberdade. Ele cruzou na medida para Bareiro, que só teve o trabalho de deslocar Everson e, de cabeça, abrir o placar para os paraguaios: 1 a 0 no Defensores del Chaco.

Poucos minutos depois, o Atlético-MG respondeu com cabeceio perigosíssimo de Zaracho. O experiente Martín Silva, no entanto, fez ótima defesa.

Aos 22 minutos, um belo contra-ataque alvinegro igualou o placar em Assunção. Guilherme Arana fez bela jogada individual pela esquerda e cruzou com perfeição para Igor Gomes. O meio-campista, que havia entrado minutos antes, finalizou de primeira para empatar: 1 a 1.

A partir do gol, o Galo se fechou para preservar o resultado. O time de Felipão teve trabalho para se proteger das investidas do Libertad (especialmente em lances de bola aérea), mas confirmou a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores, ainda que com certa dose de sofrimento.

LIBERTAD 1 x 1 ATLÉTICO-MG

Libertad

Martín Silva; Piris, Viera, Barboza e Espinoza (Giménez, no intervalo); Sanabria, Riveros (Bareiro, aos 13′ do 2°T), Diego Gómez e Villalba; González (Melgarejo, aos 13′ do 2°T) e Roque Santa Cruz (Oviedo, aos 27′ do 2°T)

Técnico: Daniel Garnero

Atlético-MG

Everson; Mariano (Saravia, aos 44′ do 2°T), Mauricio Lemos, Jemerson e Arana; Battaglia, Zaracho (Otávio, aos 39′ do 2°T) e Edenilson; Pavón (Igor Gomes, aos 17′ do 2°T), Paulinho (Patrick, aos 44′ do 2°T) e Hulk

Técnico: Felipão

  • Motivo: sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
  • Data: 27/6/2023
  • Estádio: Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai
  • Árbitro: Fernando Rapallini (FIFA-ARG)
  • Assistentes: Diego Bonfá (FIFA-ARG) e Cristian Navarro (FIFA-ARG)
  • VAR: Jorge Baliño (FIFA-ARG)
  • Gols: Bareiro (Libertad, aos 15′ do 2°T); Igor Gomes (Atlético-MG, aos 22′ do 2°T)
  • Cartões amarelos: Barboza, Giménez (Libertad); Jemerson (Atlético-MG)
Compartilhe