Autor do belo gol do Atlético-MG no empate com o Libertad, do Paraguai, por 1 a 1, no Estádio Defensores del Chaco, o meia Igor Gomes voltou a ser comparado ao craque Kaká, vencedor da Bola de Ouro em 2007. Nas redes sociais, torcedores do Galo e de outros times fizeram diversas brincadeiras envolvendo os dois jogadores revelados pelo São Paulo.
“Nosso Kaká do Shopee está pedindo passagem. Mais uma boa partida do Igor Gomes!”, brincou um atleticano. “Igor Gomes vira o Kaká em noite de Libertadores”, comparou outro. “Igor Gomes ou Kaká? Só o tempo dirá quem foi o maior!”, gracejou mais um torcedor.
Mas qual é a origem da comparação entre Igor Gomes e Kaká? O No Ataque explica.
O próprio Igor Gomes contou, em uma entrevista de 2019, quando ele ainda estava no São Paulo, que as comparações tiveram início nas divisões de base do tricolor paulista.
Integrantes do clube diziam que as arrancadas de Igor Gomes, com dribles rápidos e objetivos, e os chutes precisos de longa distância eram muito parecidos com os de Kaká.
“Sobre isso, o pessoal na base já falava bastante, a comparação com o Kaká. Para mim é uma honra. É uma pessoa que vejo como um ídolo que já ganhou muitos títulos, jogou em alto nível, foi melhor do mundo. Um atleta que tenho como espelho”, afirmou Igor Gomes, em março de 2019.
Interesse dos grandes da Europa
No ano seguinte, o paralelo entre Igor Gomes e Kaká repercutiu em âmbito internacional. No início de 2020, o jornal espanhol “AS” publicou uma reportagem sobre o interesse do Real Madrid, Barcelona, Sevilla e Ajax em contratar o jovem do São Paulo. A comparação surgiu logo no título da matéria: “Igor Gomes, el nuevo Kaká, en el radar del Real Madrid”.
A valorização de Igor Gomes era tamanha que o jogador tinha uma cláusula de rescisão com o São Paulo no valor de 50 milhões de euros – aproximadamente R$ 255 milhões.
Até Galvão Bueno chegou a comentar, no extinto programa “Bem, amigos!”, do SporTV, sobre as semelhanças entre os jogadores. “O cabelo, os olhos, o formato do rosto… me lembra demais. A fisionomia lembra demais. E se você for se aproximando do jogo dele, a carreira promete muito”, disse o narrador ao próprio Igor Gomes, em 2021.
Apesar de tanta badalação, o futebol de Igor Gomes caiu drasticamente no São Paulo. O jogador virou alvo de críticas e vaias constantes da torcida.
Mesmo sendo agenciado na época pelo empresário Wagner Ribeiro, responsável por levar o próprio Kaká para a Europa, Igor Gomes não conseguiu uma transferência milionária e continuou no São Paulo até a reta final do contrato.
Com a camisa do tricolor paulista, ele disputou 208 jogos, marcou 12 gols e contribuiu com 17 assistências desde a estreia como profissional em 2018.
Igor Gomes no Galo
O vínculo de Igor Gomes com o São Paulo iria até o fim de março deste ano e o jogador recusou uma renovação. Disponível no mercado, o meia foi contratado pelo Atlético-MG em janeiro e assinou com o Galo por quatro temporadas.
Desde que chegou a Belo Horizonte, Igor Gomes já entrou em campo 29 vezes com a camisa do Galo. Foram 11 jogos disputados pelo Campeonato Mineiro, três pela Copa do Brasil, sete pelo Campeonato Brasileiro e oito pela Copa Libertadores.
Ao todo, Igor Gomes tem três gols marcados – todos na Libertadores. Além do gol contra o Libertad, fora de casa, na última rodada da fase de grupos da competição, ele também balançou as redes duas vezes na vitória do Galo diante do Alianza Lima, do Peru, por 2 a 0, no Independência, na terceira rodada.
Além disso, Igor Gomes também deu uma assistência na Libertadores. Na vitória do Galo contra o Athletico-PR, por 2 a 1, na quarta rodada, em cobrança de falta, ele alçou a bola para Paulinho marcar de cabeça.