Conforme relatos de Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, ex-astro do futebol, uma ligação do técnico Cuca foi decisiva para mudar os rumos do Atlético. Em entrevista ao canal de Duda Garbi, em 2021, o agente de R10 afirmou que, antes do acerto do craque com o Galo, o clube mineiro esteve próximo de contratar Juninho Pernambucano.
Naquela época, o meia-atacante nordestino defendia o Vasco. Juninho era a prioridade de Alexandre Kalil, que, àquela altura, presidia o Atlético.
“O Cuca, meu brother, me liga e diz o seguinte: ‘Velho, meu time só está faltando um 10. Meu presidente está no Copacabana Palace. Tu aceita tomar um café com ele? Ele está aí para contratar o Juninho Pernambucano, mas eu quero o Ronaldinho. Nós vamos ser campeões de tudo com esse time. Só falta ele’. Está bom”, relembrou Assis.
“Fui no outro dia de manhã encontrar com o Kalil. (Eduardo) Maluf (ex-diretor de futebol, falecido em 2017) me ligou. Tomei café com ele e falei: ‘Presidente, tudo muito legal, tudo perfeito, mas eu não vou ficar de novo para tomar na cabeça. Tudo que você está falando para mim, vamos pegar o avião amanhã e vamos lá para Porto Alegre falar isso para ele’. Eu sabia que era aquilo que o Ronaldo precisava”, recordou o empresário.
Kalil viajou para Porto Alegre com o intuito de fechar a contratação de Ronaldinho Gaúcho, e tudo aconteceu rapidamente. “E eu: ‘E aí, presidente?’. ‘Já estou aqui, o avião está na cabeceira, e eu só saio com ele comigo’. E foi assim”, explicou Assis.
“O Atlético era o que ele precisava. Um presidente que realmente sabe lidar com esse tipo de situação, de mexer com o atleta. O Kalil foi muito feliz”, opinou o empresário.
Com Ronaldinho, o Atlético conquistou um Campeonato Mineiro, uma Copa Libertadores (cuja conquista completa dez anos nesta segunda-feira) e uma Recopa Sul-Americana. O meia-atacante contribuiu com 28 gols e 35 assistências em 88 jogos com a camisa preta e branca.
Juninho Pernambucano viria a negociar mais uma vez com o Atlético antes de se aposentar. As tratativas ocorreram no fim de 2012, mas as partes não chegaram a um acordo.