COPA LIBERTADORES

Felipão x Palmeiras na Libertadores: veja retrospecto do técnico do Atlético

Experiente treinador do Galo já enfrentou o Verdão em oito oportunidades na Libertadores, com apenas uma derrota
Foto do autor
Compartilhe

Histórico treinador do Palmeiras e campeão da Libertadores em 1999, Luiz Felipe Scolari reencontrará o ex-clube pela nona vez na Copa Libertadores. No comando do Atlético, ele encara o time paulista nesta quarta-feira (2/8), às 21h30, no Mineirão, pela ida das oitavas de final. 


Felipão enfrentou o clube alviverde nas edições de 1995, 2001 e 2022, por três clubes diferentes. No primeiro ano, o técnico estava à frente do Grêmio. Os times se enfrentaram duas vezes na fase de grupos: em São Paulo, o Verdão venceu por 3 a 2, enquanto, em Porto Alegre, o placar terminou empatado por 0 a 0.

Gaúchos e paulistas voltaram a medir forças nas quartas de final daquela edição. Na partida de ida, o Grêmio venceu por 5 a 0 em casa, em grande atuação de Jardel, que marcou três gols. 

Na volta, o Palmeiras venceu por 5 a 1, mas quem ficou com a classificação foi o tricolor gaúcho, que ficou com o título ao fim do torneio.

No comando do Cruzeiro, Felipão voltou a enfrentar o Palmeiras em 2001, novamente pelas quartas de final. Depois de dois empates, o Verdão levou a melhor nos pênaltis, na competição em que seria eliminado pelo Boca Juniors nas semifinais.

No ano passado, foi a vez de Felipão enfrentar o Palmeiras pelo Athletico-PR, desta vez nas semifinais. O Furacão venceu por 1 a 0 na Arena da Baixada, com gol de Alex Santana. No Allianz Parque, as equipes empataram por 2 a 2, e a equipe paranaense se classificou à final, em que perdeu para o Flamengo. 

Ao todo, Felipão encarou o Palmeiras em oito jogos na Libertadores. São três vitórias, quatro empates e uma derrota. 

Rivalidade Atlético x Palmeiras


Palmeiras e Atlético se encontrarão pelo terceiro ano seguido na Copa Libertadores nas oitavas de final da atual edição. Se por um lado o time paulista eliminou o mineiro nos últimos dois anos, por outro Felipão é o único em três temporadas que conseguiu bater Abel Ferreira no mata-mata do torneio.

Além disso, o experiente treinador gaúcho teve oito jornadas no torneio antes de assumir o Galo e nunca foi eliminado antes das quartas. O técnico de 74 anos conquistou “A Glória Eterna” em 1995, com o Grêmio, e em 1999, com o Palmeiras.

“A postura adotada (para jogo contra o Palmeiras) é a que estamos adotando. Se os outros times forem superiores a nós, vamos ter as dificuldades que estamos tendo. Temos que ir evoluindo e trabalhando para nos igualar a outros times que tiveram alguma qualidade a mais que nós”, projetou o comandante.

Compartilhe