Os três times mineiros que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 estão classificados à segunda fase da competição. Representantes do estado na Quarta Divisão, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense confirmaram a vaga antecipadamente com campanhas convincentes e ainda podem sonhar com o acesso à Série C.
Os confrontos pela segunda fase estão previstos para a semana entre os dias 29 de julho a 6 de agosto.
Athletic
Em primeiro lugar do Grupo 6, com 29 pontos, o Athletic fez a terceira melhor campanha da primeira fase. O time é estreante no campeonato e sonha com o acesso.
Em 14 jogos, foram nove vitórias, dois empates e três derrotas. Na segunda fase, enfrentará o Brasiliense.
Democrata-GV
O Democrata-GV terminou a primeira fase em terceiro lugar do Grupo 6, com 25 pontos somados. Ao todo, foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas. A equipe vai enfrentar o Anápolis-GO.
Patrocinense
O Patrocinense decidiu disputar a Série D depois que dois outros times desistiram da competição. Pela classificação do Mineiro de 2022, o time não estaria classificado para a Quarta Divisão, mas herdou a vaga após a Caldense e o Villa Nova – melhores colocados – terem desistido.
A equipe de Patrocínio surpreendeu e se classificou em primeiro lugar do Grupo 7, com 24 pontos. Foram seis vitórias, seis empates e duas derrotas. Na segunda fase, enfrentará o Brasil de Pelotas.
Regulamento da Série D
De acordo com o regulamento da Série D, avançam à segunda fase 32 equipes. Elas disputarão vaga às oitavas de final em jogos de mata-mata (ida e volta). O chaveamento definiu que os confrontos serão entre os grupos 1 x 2; 3 x 4; 5 x 6; e 7 x 8.
Nas oitavas a disputa será por ordem das chaves – chave 1 contra chave 2, chave 3 contra chave 4, e assim por diante.
Nas quartas de final, as melhores campanhas enfrentam as piores. Dessa forma, na classificação geral, o dono da melhor campanha pega o oitavo pior; o segundo pega o sétimo; o terceiro pega o sexto; o quarto pega o quinto.
Os times que se classificarem à semifinal também garantem vaga na Série C de 2024.